Gripe e Covid: Taxas de internações e óbitos caem acentuadamente e municípios recebem mais vacinas

Fonte: SES-MG

Com 69,39% de pacientes internados entre dezembro de 2021 e março deste ano acometidos por covid-19, mas que não haviam se vacinado, a taxa de ocupação de leitos clínicos e de terapia intensiva teve grande redução nos últimos quatro meses. É o que revela Boletim Epidemiológico da macrorregião de saúde do Norte de Minas, apresentado aos gestores municipais na sexta-feira, 8, durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde – (CIB-SUS).
A reunião, realizada por videoconferência, reuniu dirigentes e técnicos da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros – (SRS) e das Gerências Regionais de Saúde de Januária e Pirapora; gestores municipais de saúde e do Conselho de Secretarias de Saúde de Minas Gerais – (Cosems).

A coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes destacou que o avanço da vacinação da população contra a covid-19 continua resultando num impacto positivo na queda das internações e de óbitos causados pela doença. No Norte de Minas a taxa de letalidade está em 0,21%, enquanto que em Minas Gerais e no Brasil esse percentual é de 0,38% e 0,53%, respectivamente.

Nos últimos 30 dias a região contabilizou 2 mil 560 novos casos de covid e sete óbitos. O Boletim Epidemiológico atualizado dia 6 de abril aponta que de 102 pessoas internadas em Unidades de Terapia Intensiva – (UTIs), apenas uma estava diagnosticada com covid-19. Isso representa uma taxa de ocupação de 0,58%.
Por outro lado, de um total de 1 mil 030 pacientes internados em leitos clínicos, 31 tinham diagnóstico de covid-19, o que representa taxa de ocupação de 0,43%.
“Com 1 milhão 191 mil 198 pessoas que já tomaram a segunda dose de uma das vacinas contra a covid-19 (74,86% da população), e 523 mil 643 que já tomaram a dose de reforço (40,32% de cobertura vacinal), não restam dúvidas de que a imunização contra o novo coronavírus é eficaz, pois reduziu de forma muito significativa as internações de pacientes, bem como os óbitos.

Para continuarmos vencendo a covid é de fundamental importância que a população complemente o esquema vacinal, incluindo a aplicação das doses de reforço”, pontua Agna Menezes.
Nesta segunda-feira, 11, a macrorregião de saúde do Norte de Minas também contabilizou que 94 mil 378 crianças entre 5 e 11 anos já tomaram a primeira dose da vacina contra a covid-19. Isso corresponde a 62,16% do público infantil residente em 86 municípios.

Outras 21 mil 665 crianças já completaram o esquema vacinal (14,27%), com a administração da segunda dose de imunizantes da Pfizer/BioNtech ou da Coronavac.

MAIS VACINAS

Também nesta segunda-feira a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros repassou para 54 municípios que integram a sua área de atuação mais 124 mil 670 doses de vacinas contra a covid e a Gripe Influenza. Elas estão divididas da seguinte forma: 49 mil 480 doses de imunizantes da multinacional norte-americana Janssen e 18 mil 100 doses de vacinas da AstraZeneca.
Já para a continuidade da campanha de vacinação de idosos e trabalhadores da saúde contra a Gripe Influenza, os municípios também receberam 57 mil 090 doses de vacinas. Os trabalhos prosseguem até 3 de junho. O Dia “D” de mobilização nacional está marcado para 30 de abril.