Câmara de Montes Claros comemora o Dia Municipal em memória às vítimas da Covid

Foto: ASCOM/Divulgação.
Foto: ASCOM/Divulgação.

A Câmara Municipal comemorou nesta terça-feira (5), o dia Municipal em memória às vítimas da Covid em Montes Claros com uma campanha de vacinação. Durante todo o dia, quem trabalha, visitou ou passou pela Casa Legislativa, pode vacinar contra a Covid e outras doenças como tétano, difteria, hepatite e febre amarela.

A data foi instituída pela Lei nº 5.417, de 23 de dezembro de 2021, proposta pela vereadora Iara Pimentel, para relembrar as pessoas que perderam a vida por causa do coronavírus. Durante a sessão ordinária desta terça, a parlamentar lembrou que o Dia Municipal do memorial às vítimas da Covid 19, também é uma data reservada para o luto, para alertar sobre a importância da vacinação e a valorização dos profissionais que trabalharam e ainda trabalham na linha de frente contra a pandemia.

Na sessão foram discutidos, votados e aprovados cinco projetos (confira aqui) e 13 requerimentos. Entre eles, as solicitações do vereador Igor Dias (PSL) para que as sessões ordinárias dos dias 05 de maio e 23 de junho sejam transformadas em sessões especiais. No dia 05 para homenagem ao desembargador Nelson Missias de Morais e ao juiz Vítor Luís de Almeida que receberão o título de cidadão Honorário de Montes Claros. No dia 23 de junho será homenageado com o título de cidadão benemérito de Montes Claros o advogado Matheus Augusto da Silva Amaral.

Nas áreas de lazer e esporte foi solicitado pelo vereador Stalin Cordeiro (PODE), ao executivo, a construção de um playground na Praça das Tilápias, no bairro Nossa Senhora de Fátima.

Graça da Casa do Motor (PSL) também solicitou uma praça na rua Augita com a rua Cinco, no bairro Belvedere, já que, segundo a vereadora, a região não tem nenhum espaço para o lazer.

Infraestrutura e trânsito

O Vereador Edmílson Bispo (PSD) solicitou a limpeza e revitalização do canteiro central da Avenida 39, no bairro Jardim Olympio.

 Valdecy Fagundes (Cidadania) solicitou a pavimentação asfáltica em ruas do bairro Guarujá.

 Maria Helena (MDB) pediu a instalação de redutor de velocidade e sinalização da via na rua Hélio Nilton Pereira no bairro Morada do Sol.

Daniel Dias (PCdoB) cobrou a instalação de semáforo na Avenida João Luiz de Almeida, cruzamento com a Rua Urbino Viana, na Vila Guilhermina.

Saúde

O requerimento apresentado pelo vereador Reinaldo Carrapicho (PRB) solicitou ao executivo a construção de uma Unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) no bairro jardim Eldorado

Vereador Odair Ferreira (SD) cobrou a construção da sede própria da Unidade Básica de Saúde–UBS Cintra I e II.

Saúde animal

No mês mundial da prevenção da crueldade contra animais, a vereadora Ceci Protetora (PP) lembrou do trabalho desenvolvido em prol dos cães e gatos, denunciou a situação dos cavalos apreendidos e encaminhados ao curral: “Infelizmente muito donos não têm condições de dar a família um cuidado especial, principalmente na área da saúde e com os cavalos usados para garantir o sustento também é difícil”, ressaltou Ceci Protetora. A vereadora apresentou requerimento solicitando a criação de um programa de substituição voluntária das carroças com animais pelas bicicletas de carga.

Valorização servidores

O presidente da Casa Legislativa Vereador Cláudio Rodrigues(Cidadania) solicitou, através de requerimento a inclusão nas negociações da Data-base 2022 a regulamentação da Jornada de Trabalho, Intervalos e Folgas Semanais e Mensais remuneradas da Guarda Municipal de Montes Claros.

Iara Pimentel (PT) solicitou que a Câmara Municipal encaminhe ao Governo do Estado de Minas Gerais Moção de Apoio ao cumprimento da lei que determina o pagamento do Piso Salarial Nacional da Educação, assim como o apoio aos servidores públicos estaduais em greve por garantia de direitos