Dia da Mulher: conheça a Montes-clarense que se tornou a 1º mulher a comandar a Polícia Militar do Meio Ambiente em MG

Hoje, oito de março, é celebrado o DIA INTERNACIONAL DA MULHER e nada mais que justo refletirmos sobre a importância desta data. Atualmente as mulheres seguem marcando presença em diversos âmbitos na sociedade, seja na família, em empresas, na política, universidades, no esporte, nas causas sociais, entre tantas situações, inúmeras são as possibilidades em que a presença feminina se faz necessária para que as grandes mudanças aconteçam.

Com muita garra, coragem, luta e persistência, a mulher vem conquistado e provando sua competência cada dia mais, assim como a Gracielle Rodrigues Santos, a montes-clarense ingressou na Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) no dia 31 de janeiro de 1995, e permanece há 27 anos escrevendo uma linda história com muito trabalho e conquistas.

Deste período, 20 anos foram dedicados ao Norte de Minas, nas mais diversas funções, como Comandante de Pelotão, Chefe de Curso e Adjunta de Ensino e Treinamento na 103 Companhia de Ensino e Treinamento, Comandante da 103º Companhia de Ensino e Treinamento, Chefe da Assessoria de Comunicação Organizacional da 11º RPM, e Comandante da 11º Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito Trânsito Rodoviário, onde conquistou um marco importante, ser a primeira mulher a comandar uma unidade operacional no Norte de Minas.

Segundo Gracielle, em 2019, ela foi transferida para Belo Horizonte, e designada para trabalhar no Gabinete Militar do Governador e Coordenadoria Estadual De Defesa Civil. Após foi promovida a Tenente-coronel, vindo a exercer funções na Superintendência de Transportes Aéreos. Alguns meses depois, foi designada para ser a Assessora Estratégica de Comunicação do Comando Geral da Corporação – PM5, onde permaneceu por dois anos e meio.

De lá, ela ainda prestou serviços novamente no Gabinete Militar do Governador, tornando-me Coordenadora Estadual Adjunta de Defesa Civil (Secretaria Executiva, função esta, nunca ocupada por uma mulher anteriormente.

“Sou muito grata ao Deus onipotente que sempre está à frente dos meus projetos de vida e profissionais e à gloriosa Polícia Militar de Minas Gerais pelas oportunidades ímpares que me concedeu em todos os locais em que trabalhei. Tenho imensa gratidão também, pelas pessoas que compuseram as minhas equipes de trabalho, ao longo da minha jornada profissional. Sem eles e elas, jamais seria possível fazer qualquer trabalho de qualidade e servir buscando fazer o melhor possível”, conta.

Durante esses longos anos, a comandante passou por muitos momentos e situações marcantes na profissão, e cita alguns que jamais esquecerá.

“O incêndio na Creche Gente Inocente, em que crianças sofreram com queimaduras e a heroína Helley de Abreu foi vitimada, é algo inesquecível. Outros fatos marcantes foram a tragédia ocorrida em Brumadinho, ações de enfrentamento à Covid-19 e as fortes chuvas intensas que acometeram Minas Gerais nos últimos tempos. Esses foram alguns dos momentos emblemáticos que exigiram muito trabalho, dedicação, empatia e disponibilidade para servir as pessoas e trazer alento a elas, diante das situações adversas a que foram submetidas”, relembra.

Gracielle acredita que, durante a sua trajetória passou por serviços complexos, mas que os transformaram em uma mulher mais forte, mais resiliente, e que preza por valores muito caros como respeito, humildade, solidariedade, empatia, humildade e valoriza a família e as relações interpessoais.

“Essas experiências me ensinaram, também, a ser uma profissional que segue em busca da contínua melhoria, pois é sempre possível aprender com cada situação vivenciada, sobretudo as mais desafiadoras, sempre!”, diz.

Outro fato marcante e emblemático, que não poderia deixar de ser lembrado foi a promoção ao último Posto da Corporação, Coronel da Polícia Militar e ser designada pelo Comando da Instituição para ser a Comandante do Policiamento de Meio Ambiente.

“Ser a primeira mulher Coronel nortemineira é motivo de muita honra. Agradeço a Deus por me colocar em condições de representar o povo nortemineiro tão sofrido, a mulher nortemineira com toda sua força e capacidade, além de honrar a força e a leveza das policiais femininas nortemineiras!”, ressalta.

Os desafios são imensos, a começar pelo fato de Gracielle de ser mãe, esposa, policial militar e agora, comandante! A responsabilidade é muito grande, pois são cerca de 1000 homens e mulheres que ela auxilia a cuidarem do meio ambiente em todos os rincões mineiros, distribuídos em 16 Companhias de Polícia Militar de Meio Ambiente, 42 pelotões e 134 grupamentos em todo o estado de Minas Gerais. Ela reconhece como um trabalho árduo, mas extremamente gratificante.

“Os desafios são melhor superados quando trabalhamos em sinergia com outros segmentos e órgãos do estado, especialmente os componentes do Sistema de Defesa Social, Justiça e Segurança Pública, do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, sobretudo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado, do Sistema Nacional de Meio Ambiente, do Ministerio Público de Minas Gerais, do Poder Judiciário e da sociedade mineira! Cuidar do nosso meio ambiente é cuidar da nossa qualidade de vida! Todos nós precisamos estar imbuídos de que é necessário, a cada dia, desenvolver ações para sustentabilidade do nosso ecossistema, respeitando a mãe natureza e conscientizando os nossos jovens, futuro da humanidade, a protegerem e cuidarem melhor dos nossos biomas”, finaliza.

A equipe do Portal Webterra aproveita a data e declara admiração  para todas as mulheres que, sem perder o encanto, são a maior força do mundo. Feliz dia da Mulher!

 

Fotos: Arquivo Pessoal