Atualização dos incêndios florestais no Norte de Minas

Incêndio florestal em Brasília de Minas

Nessa quinta-feira, 16, o Batalhão de Bombeiros Militares (BBM), atendeu a 7 ocorrências de Incêndios em Vegetação.

Na BR 365, KM 08 ,próximo ao Posto barral II, incêndio em área rural particular não protegida. Segundo os Bombeiros, durante o dia   foi empenhada uma guarnição de militares com 6 integrantes para o combate direto aos focos na BR 365, próximo ao posto de combustíveis Barral. Foi confeccionado aceiros e feito o monitoramento no local. Incêndio não extinto, ocorrência em andamento.

Na MGC-135  que é povoado São Bento, Mirabela/Brasília de Minas. A guarnição está empenhada na fazenda Sítio Jú Paraná onde foi disponibilizado transporte, 01 caminhão Pipa, 01 trator com carreta pipa e recursos humanos. O  incêndio não foi extinto, a ocorrência ainda está em andamento.

Já na BR-251 no Km 514 próximo ao posto D’angelis outra guarnição em combate a incêndio nas imediações do Posto D’agnelis. Com apoio de Brigadistas e maquinário fornecido, a guarnição Bombeiros  obteve êxito na extinção do incêndio; foram feitos aceiros e também realizado o combate direto às chamas com uso de abafador e bombas costais. Com isso a ocorrência foi finalizada.

Estrada da Produção Km 29 próximo ao Rio Verde, os Bombeiros combateu um foco de incêndio às margens da Estrada da Produção. De acordo com os militares com o uso do AT 0713, a Guarnição armou uma linha direta e efetuou o combate às chamas até a sua total extinção. 

Segundo os Bombeiros o solicitante o incêndio propagou- se em direção ao rio verde e Rio Cana Brava. Os militares conseguiram conter o fogo e a ocorrência foi finalizada.

Na estrada da produção LMG-657, no Km 20 do trevo de Samambaia mais uma Guarnição combateu um foco de incêndio em área de pasto na fazenda Rialma, próximo ao Trevo de Samambaia- Estrada da Produção. Com o uso da viatura de combate a incêndio foi armada uma linha direta e feita a extinção do incêndio em vegetação. De acordo com os Bombeiros Militares a ocorrência foi finalizada.

Em Janaúba os Bombeiros atenderam 2  ocorrência de incêndio florestal.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, um deles aconteceu  nas proximidades de Janaúba, na serra do Taquaril, local com vegetação densa, de transição de cerrado para caatinga e de difícil acesso. É importante dizer que, Bombeiros Militares ((BM), de Montes Claros, Diamantina, Pirapora e uma aeronave com o tenente Sávio foram enviados para reforçar o efetivo do 6° Pelotão de  BM.

Os militares disseram que o incêndio ainda está em andamento e os homens de reforço continuam atuando. Os trabalhos serão reiniciados no início desta manhã.

A segunda ocorrência, segundo eles, é um incêndio também em vegetação na Avenida Gentil Dias, 950 no fundo do clube AABB próximo ao Rio Gorutuba, local de mata seca, sendo extinto e os trabalhos encerrados, utilizando 8 mil litros de água. De acordo com os militares foram queimadas 1 hectare de vegetação.

 Destacam também que está sendo feito o monitoramento constante de hora em hora no período noturno no local do incêndio na serra do Taquaril. 

Militares de Salinas também atende duas ocorrências de incêndio florestal

Incêndio em área de vegetação típica do cerrado no município de Salinas. De acordo com os Bombeiros  a guarnição  realizou o combate às chamas que estavam se aproximando das residências, sendo empregado caminhão, sopradores, mochilas costais, abafadores e equipamentos de proteção individual.  

O incêndio propagou para as margens da rodovia MGC-34, e em seguida alastrou rumo a serra onde se localizam as torres de telefonia. Houve apoio da defesa civil municipal com 4 pessoas, dois caminhões pipas, retro escavadeira, 4 guardas municipais e 8 voluntários das fazendas próximas. 

Os militares relatam que o incêndio continua em andamento, sendo monitorado pelas equipes de plantão.  Os trabalhos retomaram hoje.

Januária tem 2 ocorrências de incêndio florestal

O Incêndio na zona rural de Brasília de Minas, em uma plantação de eucalipto e vegetação de cerrado foi controlado, porém existem vários focos na mata sendo necessário a continuidade do combate.  Foram empenhados 6 militares, 15 brigadistas e os seguintes maquinários: dois caminhões pipa uma pá carregadeira, uma patrol equipamentos de combate.

 9 bombeiros militares de Januária e Montes Claros, mais brigadistas dos do Instituto Estadual de Florestas  IEF, combatem Incêndios na APA Pandeiros e Cocha Gibão. Hoje está previsto o lançamento de água sobre alguns focos do incêndio para auxiliar nas ações de combate.

Incêndio florestal em Japonvar, Norte de Minas

Aconteceu um Incêndio na zona rural do município de Japonvar na tarde desta quinta – feira, 16, o 7º pelotão BM em Januária foi acionado para atendimento de ocorrência de incêndio em vegetação, que segundo o solicitante estava oferecendo risco para residências e moradores do local. Foi enviada uma equipe de bombeiros para o local e juntamente com a comunidade realizaram o combate ao incêndio, eliminado o risco para as residências e moradores.

Será realizado hoje pela manhã o rescaldo e monitoramento do local.

Participaram do combate 

2 bombeiros

20 moradores da localidade

Maquinário 

1 caminhões pipa

1 Pá carregadeira

1 Patrol

9 bombeiros militares de Januária e Montes Claros, mais brigados do IEF, combatem Incêndios na APA Pandeiros e Cocha Gibão.

Avatar
Jornalista formado pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas- FUNORTE em 2021. Natural de Luislândia, Norte de Minas; tem passagens por redações de jornais, e TV.