Comida di Buteco 2021: Thom Bar é tricampeão com o petisco Rapunzel no Sertão das Raízes “Encantadas”

Foto: Prato vencedor: Rapunzel no Sertão das Raízes "Encantadas" (Filézinho suíno trançado com bacon na cama de creme de raízes com baru, colli de fruta e pirão de raízes. Acompanha dose de cachaça).

O Concurso Comida di Buteco 2021 divulgou os três vencedores desta edição, na noite dessa quinta-feira ,9, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em Montes Claros. O vencedor irá representar a cidade no Concurso Nacional no dia 06 de outubro, em São Paulo. No total 17 butecos participam do Concurso Comida di Buteco (CdB), após quatro adiamentos em função da pandemia do novo Coronavírus (SARS-COV-2) – Covid-19 e aconteceu de 30 de julho a 22 de agosto.

Antes de revelar os vencedores, a coordenação nacional do CdB apresentou uma novidade para os donos de botecos participantes da premiação. Devido às dificuldades enfrentadas pelos bares em 2020/2021 com a pandemia, os participantes deste ano estão, automaticamente, classificados para a edição 2022.

Fotos: Mário Aquino/ Divulgação

“Pela primeira vez no Comida di Buteco, nenhum participante será rebaixado. Essa foi a forma encontrada pela coordenação nacional de continuar ajudando os botecos participantes a se recuperarem, pois sabemos que no período do CdB, os bares costumam ficar com maior movimento. E temos a certeza que agora os participantes voltam a atenção para pensar em suas receitas para 2022, já que o tema será livre”, ressaltou Maria Eulália Araújo, uma das coordenadoras do CdB.

Em Montes Claros, o Comida di Buteco já teve 10 vencedores diferentes. Thom Bar, tricampeão (2021, 2014 e 2012); Carrancas (2019); Estação 23 (2018); Kina do Caipirão (2017); Universo do Beiju (2016), Bar dos Amigos (2015); Cantina do Léo por três vezes (2005, 2006 e 2010); Bar Barracão (2011); Bar da Tia Dalva (2013) e Bar do Divino (2007).

Vencedores

O Thom Bar ficou com o primeiro lugar com o petisco Rapunzel no Sertão das Raízes “Encantadas” (Filézinho suíno trançado com bacon na cama de creme de raízes com baru, colli de fruta e pirão de raízes. Acompanha dose de cachaça). Com a vitória, o boteco chega ao tricampeonato (venceu as edições de 2014 e 2012). Em 2019, último ano antes da pandemia, o buteco ficou em terceiro lugar com o prato “20 Anos de Buteco é Osso”.

Foto: Prato vencedor – Rapunzel no Sertão das Raízes “Encantadas” 

O segundo lugar ficou com o estreante Bendita Espeteria e o petisco Raiz dos Gerais (Linguiça caseira frita, panceta e carne de lata. Acompanha batata baroa cremosa ao chutney de abacaxi com rapadura e cachaça).

O bar estreante Tô Atôa, levou a terceira colocação com o prato Rabo Atôa com Barôa (Rabada com creme de batata baroa).

Nesta 14ª edição do Concurso Comida di Buteco em Montes Claros e 21ª Nacional, o CDB aconteceu no formato de sistema “híbrido” e contou com uma campanha focada em ajudar aos botecos participantes de todo o Brasil. E pela primeira vez em sua história, teve o seu foco no delivery e com o movimento “Salve os Butecos!”.

 

Depoimentos

O empresário Thonnely Mendes, dono do Thom Bar, estava emocionado ao receber o prêmio e destacou quais foram os segredos para o tricampeonato.

“Estamos muito felizes com reconhecido pelo público. Lá no bar, fizemos uma linda homenagem aos Catopês, a história infantil da Rapunzel que dá o nome ao petisco e usamos muitos ingredientes de raízes como foi pedido no tema deste ano. Eu costumo dizer que a gente sempre entre no CdB de corpo e alma. E este ano não foi diferente. Porém, devido a pandemia e os decretos sanitários, tivemos 30% do público a menos se comparado aos outros anos. Mesmo assim, chegou a sair 40 pratos por noite, o que dá uma média de 2 petiscos por mesa, o que para a gente foi muito positivo. Lembrando que antes da Covid-19, e sem as restrições, chegamos a fazer 100 pratos com os petiscos por noite. Agora, com confiança e a mesma paixão, vamos levar um pouco da nossa cultura gastronômica para o concurso nacional em São Paulo, no mês que vem”, ponderou o empresário.

Já Frederico Guilherme Pereira de Souza, do Bendita Espeteria, falou da emoção em participar pela primeira vez do CdB e já sagrar-se vice-campeão.

“É com muita alegria que vou dividir esse segundo lugar com a minha família e com os meus clientes, pois estreamos entre os melhores e isso já mostra que o público teve uma boa aceitação do  nosso petisco concorrente. Durante o mês de agosto tivemos um grande movimento devido ao CdB. Foi um crescimento de 40% se comparado aos meses anteriores. O CdB nos ajudou a superar este momento de crise em que o país está passando”, finalizou o empresário.