Parque Estadual da Lapa Grande: Nosso tesouro! Nosso orgulho!

Em atendimento a uma demanda de nossos associados para fomento ao turismo em nossa cidade, a CDL em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), Coordenação do Parque Estadual da Lapa Grande, SEBRAE, Convention Bureau, IGR Sertão Gerais, entidades de turismo de aventura, retomou em março desse ano, as suas articulações para o impulsionamento do turismo ecológico em nossa cidade, com foco nos atrativos do Parque Estadual da Lapa Grande.

O potencial de Montes Claros para o turismo ecológico é devido à grande variedade de parques urbanos, bem como às belezas naturais de complexos espeleológicos nas diversas cavernas e sítios catalogados no território do município. A Lapa Grande e a Lapa D’agua da Nascente são exemplos destes atrativos turísticos.

Diante desse gigante potencial que temos em nossa cidade, o grupo de trabalho tem se reunido para traçar estratégias que potencializem as visitas ao parque, favorecendo um maior conhecimento dos moradores da cidade, bem como, dos turistas que por aqui passam e que ainda não tiveram a oportunidade de desfrutar dos atrativos do parque.

O plano de trabalho com ações estratégicas para impulsionar o turismo já estão em estudo para futura implementação, dentre elas cita-se a melhoria de acesso ao parque pela Vila Anália, cuja autorização de asfaltamento de uma etapa já foi concedida pelo poder executivo, com a previsão da conclusão das obras até o final deste ano, condição considerada relevante para que o turista tenha facilidade de deslocamento.

Outra ação importantíssima já realizada, aconteceu no último dia 12 de agosto de 2021, numa proposição do vereador Aldair Fagundes, com a realização da primeira audiência pública promovida pela Câmara dos Vereadores de nossa cidade, para discutir a relevância e estruturação da visitação turística do Parque Estadual da Lapa Grande.

O evento contou com a participação de diversas autoridades, que participaram de forma presencial e on-line e que validaram a importância da iniciativa e temática discutidas, especialmente a ênfase dada ao potencial turístico de nossa cidade, focando nos atrativos do Parque Estadual da Lapa Grande, riqueza natural incomensurável e biodiversidade ecológica de grandes proporções, cuja visibilidade poderá ampliar a atuação turística da nossa cidade, cuja vocação natural é o turismo de negócios.

Presente na audiência, o Presidente da CDL, Ernandes Ferreira da Silva, no uso da palavra mencionou a satisfação com a realização desse evento, porque é a oportunidade que a Entidade precisava para dar voz a pleitos antigos dos associados, que solicitaram, num levantamento de demandas, um maior incremento econômico e social no setor turístico. Acredita-se que ao se investir no turismo local, haverá desenvolvimento de toda a cadeia produtiva que relaciona-se com o setor de forma direta ou indireta, gerando crescimento e desenvolvimento para toda a cidade de Montes Claros.

Como encaminhamento importante da audiência pública, o vereador proponente solicitou que fosse encaminhada uma cópia da ata do evento para a Assembleia Legislativa, visando a mobilização dos deputados estaduais, com vistas a destinação de emendas parlamentares que possam assegurar a execução de obras de infraestrutura de toda ordem, com foco no asfaltamento das vias de acesso ao parque.

Outras ações como desenvolvimento de campanha publicitária e parceria com as empresas que se relacionam com o setor turístico, também serão contemplados no plano de trabalho, bem como, articulações acerca da concessão do parque, cujo objetivo é possibilitar uma maior estrutura para o turista que poderá, inclusive, passar um dia agradável em um ambiente de riqueza natural sem igual, uma vez que espera-se a instalação de uma lanchonete no interior do parque.

Desta forma a CDL Montes Claros cumpre a sua missão de fomentar o desenvolvimento de pessoas e empresas, defendendo seus interesses, com o objetivo de alcançar melhores resultados econômicos e políticos, para as organizações e a sociedade de Montes Claros.

 

Coluna : Associativismo em Movimento