Chegada de Vanderlei Luxemburgo ao Cruzeiro anima torcedores

O técnico Vanderlei Luxemburgo foi apresentado de modo oficial, na manhã desta quinta-feira (5), pelo Cruzeiro em entrevista coletiva com o diretor Rodrigo Pastana. Será a terceira passagem do treinador com a camisa celeste, que fez questão de lembrar das páginas escritas pelo clube ao longo dos anos. Luxa desembarcou ainda nessa quarta-feira e já deu início aos trabalhos na Toca da Raposa. Após o anúncio da contratação, torcedores já haviam aprovado o nome dele e se animaram para a sequência da Série B. 

Antes de comandar o treino, Luxemburgo conversou por 15 minutos com os jogadores. Neste sábado, ele já viaja com a equipe e ficará à beira do campo na partida de reestreia contra o Brusque, às 11h, em Santa Catarina. 

“A nossa proposta é de uma mudança de astral, comportamento, trabalho, identidade e do comprometimento de cada um. O clube tem que estar comprometido com o seu elenco e comissão técnica, e os jogadores têm que estar comprometidos com aquilo com que a proposta do clube. É isso que vai ser cobrado. Nós da comissão técnica vamos estar comprometidos com a reciprocidade. A palavra desafio, para mim, fica afastada. É a possibilidade de realizar um grande trabalho novamente e colocar o Cruzeiro de volta à elite do futebol brasileiro”, disse em coletiva   

O Cruzeiro anunciou o retorno do técnico Luxemburgo oficialmente pelas redes sociais do clube. Experiente, tem a missão de tirar o time mineiro da parte de baixo da tabela e levar o clube de volta à elite do futebol brasileiro. Para fechar a vinda do novo comandante, o presidente da Raposa, Sérgio Santos Rodrigues, foi até o Rio de Janeiro, no início desta semana, onde se reuniu em um hotel com o treinador. Na ocasião, foram acertados os últimos detalhes. 

Luxa comandou o Cruzeiro entre 2002 e 2004, conquistando a Tríplice Coroa em 2003 e também em 2015. Dirigiu a equipe em 126 jogos, com 74 vitórias, 25 empates e 27 derrotas. 

O QUE ACHA O TORCEDOR? 

Torcedores cruzeirenses da cidade de Montes Claros também aprovaram a chegada de Luxa. O vendedor autônomo, Adriel Souza, por exemplo, vê com bons olhos e espera novos rumos para o clube. “Sabemos que é o momento que não pode ter amador na frente da equipe. Errou em várias tentativas com outros técnicos. Luxa, assim como o próprio Felipão num passado recente, são técnicos que tem culhão, que sabem blindar vestiário para não deixar a situação que o clube vive nos bastidores afetar o vestiário”, conta. 

Matheus Mendes, que analista de TI, no entanto, diz que a expectativa é de permanência na Série B e, quem sabe, a equipe brigue pelo G4 até o fim do campeonato. “Ele tem muita força no vestiário, no Vasco, nos últimos trabalhos dele, pegou uns times com elencos limitados e que tinham que brigar por tabela. Já conhece o Cruzeiro. Acho que Luxemburgo, com certeza, tem muito a nos ajudar. Apesar de achar que os problemas do Cruzeiro não é o treinador, são os problemas de bastidor mesmo”,  disse. 

Gian Marlon
Jornalista de formação pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas - Funorte, em 2019. Natural de São Francisco-MG, tem passagens por algumas redações de jornais, sendo TV, impresso e portais. Fã de esportes, animes e música.