Presidente do Cimams consegue R$2 milhões para aquisição de máquinas perfuratrizes

Em audiência realizada na presidência do Senado, na segunda-feira, 19, em Brasília, o assessor especial, Alexandre Silveira garantiu ao presidente Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (Cimams), Valmir Morais de Sá, prefeito de Patis, a liberação de recursos de R$ 2 milhões para compra de duas perfuratrizes.

O dirigente do CIMAMS e os prefeitos consorciados estavam na comitiva liderada pelo deputado estadual Arlen Santiago, em atendimento ao convite feito pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

No momento em que foi atendido pelo assessor da presidência, o presidente do Consórcio apresentou as demandas em nome dos prefeitos, mostrando o quadro em que se encontra os municípios, neste período de estiagem prolongada. Ressaltou a necessidade de ações políticas por parte do governo, na convivência com a seca e que elas precisam ser sequenciadas, mas não necessariamente permanentes. A falta de água, segundo argumentou o dirigente, já é visível nos municípios do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha.

“Pensando em atender os nossos municípios neste momento de estiagem prolongada e que a maioria decretou “Situação de Emergência”, reivindicamos recursos para aquisição de equipamentos/máquinas que ajudem no abastecimento de água para o consumo humano, pois este bem tão precioso já está faltando em algumas localidades. Contando com a sensibilidade do senador Rodrigo Pacheco, fomos atendidos em nossa demanda com a liberação de recursos para aquisição de máquinas perfuratrizes. Temos que comemorar este benefício e agradecer ao senador e ao assessor da presidência, por responder afirmativamente as nossas cobranças e entender que estamos enfrentando uma grave crise hídrica em nossa região”, argumentou Morais.

Ainda de acordo com o presidente do Cimams, as máquinas ajudarão a minimizar a situação enfrentada pelos municípios consorciados, através da perfuração e abertura dos poços artesianos, fundamentais para o abastecimento de água à nossa população.

“Sob a administração do Consórcio, buscaremos atender a todos, dentro das suas necessidades, e desta maneira, acredito que iremos contribuir para reduzir os impactos sociais e econômicos, ajudando sobremaneira no desenvolvimento regional”, ressaltou o presidente.

O assessor especial da presidência do Senado, Alexandre Silveira, garantiu que os recursos para a aquisição das máquinas perfuratrizes deverão ser liberados nos próximos dias. Informou ainda, que o senador Rodrigo Pacheco tem interesse em ajudar o Consórcio e tem acompanhado o seu crescimento e a sua atuação através dos serviços ofertados aos municípios das duas regiões mineiras.