CDL: Amigo da cidade compra aqui!

Dando início a uma série de conteúdos que acreditamos serão enriquecedores para todos nós ao longo dos tempos, vamos começar abordando um assunto muito importante e que no momento em que vivemos, precisa ser disseminado, validado e defendido por todos: a valorização do comércio local. 

A escolha desse tema se confunde com a própria história da CDL Montes Claros, que ao longo dos anos tem defendido de forma contundente a bandeira do associativismo e a união de todos para o bem comum, considerando a abrangência de todas as categorias que se relacionam de forma direta e ou indireta com o comércio, dentre os quais citam-se fornecedores e consumidores, que devem se unir em prol do desenvolvimento regional.

Chama-se a atenção para a força que o comércio possui mesmo diante das várias adversidades que enfrenta. Fora a elevada carga tributária que lhe recai e que deve ser motivo de discussões e pleitos dos poderes constituídos, remete-se ainda a vivência de diferentes atividades comerciais que foram pegos de surpresa com a disseminação do novo Coronavírus. Ressalta-se que muitos tiveram até que fechar as portas, com exceção de alguns segmentos onde se registrou crescimento.

A boa notícia é que todos podem ajudar o comércio local a manter as suas atividades como consumidor e cidadão. Este apoio ao comércio local, em especial a pequenos empreendedores, significa circulação de renda, manutenção de empregos, arrecadações e impostos o que leva ao desenvolvimento regional. Por isto é de extrema importância em momentos de crise, o apoio às atividades locais para juntos enfrentarmos os inúmeros desafios que essas condições lhes impõem.

Nesse post, separamos 4 formas de como apoiar o comércio local durante a pandemia:

  1. Dê preferência ao comércio mais próximo de você: As pequenas empresas são as mais afetadas durante uma crise econômica por não ter capital de giro e reservas financeiras para garantir a continuidade de suas atividades. Antes de fazer as compras faça uma reflexão e avalie suas opções dando preferência para as empresas locais. Dessa forma, estaremos mantendo os empregos que alimentam toda uma cadeia produtiva.

  2. Compartilhe e curta empresas que você apoia: Utilize as redes sociais para compartilhar a página dos comércios locais e microempreendedores. Divulgar empresas que você teve uma boa experiência é importante para que ela consiga alcançar mais consumidores. Sempre que possível é uma boa pratica seguir as empresas que tem relacionamento em sua rede social e curtir as suas postagens para ajudá-la a se manter ativa.

  3. Deixe uma avaliação em sua página: Embora alguns consumidores tenham o costume de deixar uma avaliação na página da empresa ou no Google, a maior parte dos consumidores apenas escrevem uma review quando passam por uma experiência ruim. Uma boa forma de apoiar o comércio local é deixar avaliações positivas das empresas que você aprovou para que outras pessoas confiem em seus serviços e/ou produtos.

  4. Compartilhe a importância do comércio local: Por último, mas não menos importante, converse com os seus familiares e amigos sobre a importância de apoiar o comércio local e pequenas empresas. Devemos ser conscientes do que significa ser um cidadão com visão coletiva e o quanto é importante para a comunidade uma ação que possa fazer a diferença na manutenção e/ou geração de emprego e no desenvolvimento regional.

Assim sendo, é muito importante ações que gere uma responsabilidade social, é preciso ampliar o nosso olhar acerca do processo de compra, o que fazemos de forma rotineira e constante, torna-se relevante para assegurar ganhos em elevadas proporções para a cidade. O pensamento de um comércio forte que garante mais oportunidades de empregos é realidade. Todos os que gostam de viver em uma comunidade desejam ter mais oportunidades e segurança para se desenvolverem.

Com o comércio local forte, quem ganha é toda população! Colabore com a cidade, com o desenvolvimento dos municípios! Valorize o comércio local!