Oláááá!

Olha, eu estou muito feliz em estrear aqui no Webterra como colunista, principalmente, porque vou falar de um assunto que eu amo: moda, estilo e imagem pessoal e profissional. Aqui eu vou falar não só sobre tendências, dar dicas de como usar isso ou aquilo, mas vou te ajudar a se conhecer mais, se comunicar através da sua vestimenta, a comprar melhor e de forma mais consciente e, obviamente, a estar sempre bem com você mesmo.

Antes de iniciar queria falar um pouco sobre mim, como profissional, acho importante você saber o que faço e minha formação. Bom, primeiro, sou graduada em Jornalismo e atuei como repórter, produtora, assessora de comunicação e imprensa por mais de 10 anos. Hoje ainda atuo como professora universitária na área de Jornalismo, mas acabei seguindo, com um tempo, uma outra estrada da comunicação, que é a Consultoria de Imagem e Estilo. E eu falo que segui por outro caminho da comunicação pois a imagem e estilo nada mais é do que a forma como nos comunicamos com as pessoas com as quais nos relacionamos.

Então, só para você saber, hoje quando você se vestiu pela manhã para trabalhar e saiu de casa, quando encontrou e passou por pessoas na rua, você passou alguma mensagem para elas, boa ou ruim. Mas voltando à minha formação, fiz então um curso de Formação de Coach e Consultoria de Imagem e Estilo com certificação Internacional, além de outros cursos como Coloração Pessoal, Consultoria de Imagem para Noivas, Coloração Pessoal de Belezas Negras e vários outros. Atuo em Montes Claros, Bocaiuva e ainda faço atendimentos on line de clientes de outras regiões e estados.

Sou uma apaixonada por moda, estilo e principalmente pelo universo da Imagem Pessoal e Profissional, e como este tema pode mudar por completo a vida de uma pessoa. E é isso que vou tentar fazer aqui, na minha coluna, te ajudar a entender como se comunicar melhor através das suas roupas, cores e comportamentos.

E para começar, hoje queria falar do ponto de partida para isso tudo, que é o consumo de forma mais consciente, e por que isso seria o ponto de partida? Porque não adianta levantar aí da cadeira, sair comprando tudo o que vê pela frente sem entender um pouco de você e o que quer comunicar, mesmo porque aposto que você tem várias peças que nunca nem usou, ou comprou e se arrependeu, não é mesmo? Então para você aprender a comprar aquilo que de fato vai usar, é importante a gente falar sobre consumo consciente. Então vamos para a 1° dica:

01 – conheça seu guarda-roupa   

Primeira coisa que precisamos fazer para termos um consumo mais consciente é de fato saber o que a gente tem. Então como hoje é sexta, e a gente não está podendo sair tanto assim, aproveita o final de semana e já dá uma boa olhada em tudo o que você tem guardado, quais as peças mais usa, o que não usa nunca e entenda tudo o que tem por ali. Isso vai te proporcionar conhecimento sobre você mesma(o), você vai começar a entender de fato o que gosta e o que não gosta.

02 – lista de prioridades

Depois de saber o que você tem você vai começar a entender o que precisa ter e não tem. E aí você vai poder planejar e elaborar uma lista de prioridades, de peças que possam se adequar à sua rotina, ou seja, que sejam mais versáteis. Isso é um consumo consciente. Pense aí, não é muito melhor ter uma peça que você pode trabalhar ou usar durante momentos de lazer do que duas, três ou quatro peças que vai usar uma vez ou outra? Ninguém anda tendo dinheiro sobrando para usar uma vez e acabou.

Então, ter uma lista de prioridades para entender o que você realmente precisa, vai te ajudar em futuras compras.

03 – evite lojas em momentos de estresse

Estressou? Então evite os shoppings!

Para a maioria das pessoas as compras são momentos de impulso, e são feitas quando estão estressadas, tristes e também muito felizes. É aquele negócio: Tô com raiva, então eu compro! Tô feliz, quero comemorar, então eu compro! Por isso o item 02 é tão importante, pois ajuda nas decisões de compra.

04 – Tá difícil? Peça ajuda profissional!

Está difícil manter um consumo consciente? Está comprando muito e acha que nunca tem nada na hora de sair? Não consegue entender como controlar e organizar a tudo isso? Então procure ajuda profissional. A consultoria de imagem é para isso! Nós profissionais podemos te ajudar a entender melhor seu guarda-roupa e te dar caminhos para evitar compras desnecessárias, que é um gasto que pode ser evitado.

Reflita quanto dinheiro você tem empatado no seu guarda-roupa resultado de roupas que comprou sem pensar, que comprou mas não tinha nada haver com você. Tenho certeza que terá um montante significativo de dinheiro parado.

Bom, essas dicas são bem básicas para te ajudar a consumir de forma mais consciente e é, de fato, o primeiro passo para aprimorar sua imagem pessoal e profissional. E se você quer saber um pouco mais sobre esse universo, fique ligado aqui no Webterra todas às sextas-feiras porque terá coluna nova. E aproveita aí e me segue lá no Instagram também @mariafernandaruas.

Eu espero que você tenha ficado com o meu melhor. Beijo e até semana que vem!!!

Maria Fernanda Ruas