INSS divulga novo calendário para segurados fazerem a prova de vida

Foto: divulgação/INSS Montes Claros

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou um novo calendário para segurados fazerem a prova de vida e não terem os benefícios suspensos. Segundo a instituição cerca de 36 milhões de pessoas devem realizar o procedimento que confirma estarem aptas a receber seus benefícios. O objetivo da comprovação é evitar fraudes e pagamentos indevidos, garantindo a manutenção do benefício.

Ainda de acordo com o INSS a prova estava suspensa por causa da pandemia e voltou a ser obrigatória desde o dia 1º de junho para aposentados e pensionistas. Conforme o novo calendário, os segurados que não fizeram o procedimento até abril de 2020 tinham até o dia 30 de junho para fazer a comprovação de que estão vivos para continuar recebendo os benefícios.

Quem tinha que provar que estava vivo em maio e junho do ano passado terá que fazer o procedimento até 31 de julho para não ter o benefício suspenso.

Prazo

Para aqueles que perderam o prazo da prova de vida o benefício será suspenso automaticamente. Desta forma, a pessoa deverá comparecer ao banco no qual recebe o pagamento e por lá realizar a comprovação de vida, assim feito, o pagamento será liberado na mesma hora.

Caso a pessoa não consiga realizar a prova de vida diretamente na rede bancária ou através do aplicativo Meu INSS, ela deverá entrar em contato com a Central 135 para que seja agendado atendimento em uma Agência da Previdência Social, informa o INSS.

Suspensão

Se a prova de vida não for realizada num prazo de até seis meses, o benefício será interrompido. Nesse caso, é preciso que o segurado solicite a reativação do benefício pelo Meu INSS através do link: https://www.gov.br/pt-br/servicos/solicitar-reativacao-de-beneficio

Reativação

O pedido de reativação será analisado pelo INSS dentro dos prazos legais e, após aprovado, o pagamento pode ser liberado em até 72 horas. Esse serviço leva em média 40 dias para ser concluído.

A prova de vida pode ser feita no banco onde o segurado recebe o pagamento e também sem sair de casa, via biometria facial no aplicativo.