Dia do Operador de Telemarketing: setor de call center se reinventa em meio à pandemia

Foto: Mariana Borges – Atendente de Telemarketing em Montes Claros

Hoje, dia 4 de julho, é comemorado o Dia do Operador de Telemarketing. Esta é uma data importante para cada um dos milhares de profissionais que trabalham o dia todo falando ao telefone, auxiliando clientes, realizando pesquisas, fazendo serviços de cobrança e esclarecendo dúvidas de pessoas de todo o mundo.

Segundo a Abrarec (Associação Brasileira das Relações Empresa Cliente) mesmo durante a pandemia da Covid-19, o setor não parou de crescer, atualmente existem cerca de 1,5 milhão de operadores de telemarketing em todo Brasil, esses profissionais geralmente jovens que encontram no atendimento ao cliente sua primeira oportunidade de trabalho, já que as únicas exigências para atuar no ramo são, ser maior de 18 anos, ter no mínimo nível médio de escolaridade e saber se comunicar, como é o caso da Ellen Cardoso de 19 anos.

“Sou atendente de telemarketing há aproximadamente cinco meses, recente ainda, mas a cada dia tenho gostado mais da profissão. Entrei no mercado de trabalho agora, esse é o meu primeiro emprego e conseguir ele em meio a pandemia foi algo que me ajudou e motivou demais. Hoje eu trabalho no conforto do meu lar em home office e consigo conciliar o serviço com meus estudos” , diz a jovem.

Mariana Borges é outra atendente de telemarketing já veterana na empresa de teleatendimento que trabalha. Ela relata que com a chegada da pandemia foi necessário adaptar o serviço de todos os funcionários.

“Com a Covid-19 tivemos que adaptar a nossa forma de trabalho. Atualmente estamos em home office, que não deixa de ser cansativo, mas de uma certa forma, é mais aconchegante saber que estamos e temos essa oportunidade de ficar em casa”, afirma Mariana.

Segundo a supervisora de operação de uma central de atendimento na cidade, Brenda Santos, o seguimento respeita as recomendações sanitárias e acredita que o setor cresce a cada dia mais, independente da pandemia, exatamente por a área respeitar a diversidade e não discriminar as pessoas na hora de contratar.

“Com o distanciamento social, estamos seguindo à risca as recomendações das autoridades sanitárias com o objetivo de conter o coronavírus. A nossa empresa precisou contratar ainda mais, e conseguimos fazer isso porque independente do profissional ter experiência a gente consegue realizar a contratação e o capacitar em seguida para seguir as transformações decorrentes da nova realidade e assim atender à crescente demanda”, conclui a supervisora.