164 anos de Montes Claros: Museu da Unimontes traz volta ao tempo

O Museu da Unimontes traz exposição virtual com “uma viagem na máquina do tempo”, mostrando o desenvolvimento de Montes Claros desde 1989 – a iniciativa é uma homenagem ao município que completa 164 anos de emancipação.

O resgate histórico da maior cidade do Norte de Minas (e as inevitáveis comparações) é o convite para a nova exposição virtual “Montes Claros: uma viagem na Máquina do Tempo” que o Museu Regional do Norte de Minas. O convidado é o advogado e historiador Danilo Alves Alencar, que traz ao público um acervo de imagens autorais produzidas desde 1989.

Minha esposa e eu sempre tivemos um fascínio pelas filmagens. Mesmo com a dificuldade da época, até pelo acesso e custos, tive a oportunidade de conseguir uma câmera filmadora em VHS e começar a registrar as diversas cenas do cotidiano e das paisagens de Montes Claros em 1989”, revela Danilo.

QUASE O DOBRO

A população atual é 87% maior em relação àquela época. Em 1989, conforme dados do IBGE, Montes Claros tinha cerca de 220 mil habitantes. Na estimativa realizada pelo mesmo Instituto, ano passado, a cidade chegou aos 413 mil moradores. A condição de polo macrorregional, com a oferta das principais estruturas de saúde, educação, comércio, serviço e indústrias, justificam por si só o crescimento populacional com as migrações e esta centralidade montes-clarense para mais de 100 municípios do Norte de Minas, Centro, Vales e até do Sul da Bahia.