Norticiando: Centro de Referência à Covid-19

NORTICIANDO (by Octacílius Karoba)

CENTRO DE REFERÊNCIA À COVID-19

n
Criação do Centro de Referência à Covid-19. Esta foi a proposta apresentada em reunião ocorrida nessa segunda-feira, 07/06, pela Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Montes Claros. A informação foi repassada pela vereadora Maria Helena Lopes (MDB) na reunião desta terça-feira, 08/06, que destacou a participação dos colegas da Casa, o presidente da mesa diretora Claudim Rodrigues (Cidadania) e Wilton Dias (PTB), voluntários médicos, e o procurador do município, Otávio Rocha. A proposta do Centro é garantir maior assistência aos usuários do sistema de saúde em virtude do agravamento da pandemia do novo Coronavírus. Por isso, os vereadores Maria Helena e Wilton Dias pediram aos pares que apoiem esta iniciativa que será levada ao prefeito Humberto Souto e que ele seja sensível e abrace esta proposta.

REVISÃO NAS APOSENTADORIAS, NA PREVMOC

Por falar em Maria Helena Lopes (MDB), ela que preside a Comissão de Saúde a Câmara Municipal, informou que encaminhou ao presidente do Instituto Municipal da Previdência dos Servidores Públicos de Montes Claros – Prevmoc, Eustáquio Saraiva, um ofício solicitando a revisão da aposentadoria dos técnicos de saúde bucal. O pedido foi feito juntamente com o colega Wilton Dias (PTB). A edil ressaltou que houve equívocos em alguns processos, de acordo com informações que foram repassadas pelos técnicos à Comissão de Saúde. Uma farta documentação que foi entregue à Comissão, que depois de analisada está sendo encaminhada à Prevmoc para que seja revisto caso a caso. Esta situação, segundo a edil terá acompanhamento da Comissão, pois o que se quer é uma revisão justa.

NOVELA LONGE DE UM FINAL


Importante destacar que este imbróglio sobre a revisão das aposentadorias dos técnicos de saúde bucal já se arrasta por algum tempo. Em setembro de 2020, o vereador Wilton Dias (PTB), que atualmente faz parte da Comissão de Saúde, fez esta cobrança e na ocasião recebeu como resposta pela direção da Prevmoc, que os profissionais não cumpriam o horário integral e por não trabalharem em locais insalubres eles não têm o direito. O edil rebateu a alegação informando que os esses servidores conquistaram esses cargos através de concurso público. Wilton Dias havia solicitado ao chefe do executivo que a situação fosse revista junto ao jurídico e a Prevmoc para que os direitos dos servidores sejam resguardados.

MECANISMOS LEGAIS


Na mesma pegada, o vereador Igor Dias (PSL) solicitou que a Prevmoc crie mecanismos legais para alcançar maior celeridade quanto ao deferimento e pagamento das pensões por morte de servidores e pensionistas da autarquia.

VACINAÇÃO PARA A TURMA DOS 50


Com o direcionamento para imunização de pessoas com comorbidades, a vacinação estacionou em quem tinha até 60 anos. Em busca de atender não só as pessoas com comorbidades, mas também as pessoas abaixo de 59 anos, o vereador Wilton Dias pediu que a Secretaria Municipal de Saúde destinasse um percentual que atendesse essas pessoas. A demora em atender esta faixa etária está provocando uma inquietação na população que tem cobrado celeridade na vacinação.

TODOS DA EDUCAÇÃO VACINADOS


Como um assunto puxa o outro, o vereador Daniel Dias (PC do B) protocolou na manhã desta terça-feira, 08/06, uma solicitação pela inclusão dos profissionais da educação (auxiliares de secretaria da Educação Básica, monitores de informática, serventes de zeladoria, cantineiras, porteiros e demais profissionais que atuem nas unidades de ensino), além dos professores, na vacinação contra a Covid 19. A reivindicação pela vacinação desses profissionais chegou ao edil pelos representantes do Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar do Norte de Minas Gerais – SAAE Norte, em reunião com a Comissão de Educação da Câmara, da qual ele preside. Daniel arrematou: “o retorno das atividades escolares presenciais no município só estará garantida com a vacinação de todos os profissionais da educação”.

PSFs DE ERMIDINHA E CAMPOS ELÍSIOS REFORMADOS


As parcerias dos legislativos municipal e estadual tem sido fundamental para ajudar a melhoria da qualidade de vida dos moradores da zona rural, principalmente no que diz respeito ao setor de saúde, neste tempo de pandemia provocada pelo Coronavírus. Em Montes Claros, a vereadora Graça Gonçalves Dias, a Graça da Casa do Motor (PSL) tem se empenhado em formalizar essa parceria, como a que tem com o deputado estadual Carlos Pimenta (PDT). Resultado desta parceria tem resultado em importantes benefícios, principalmente na zona rural, onde Graça conseguiu junto ao deputado Carlos Pimenta, emenda parlamentar para as reformas dos PSFs de Ermidinha e Campos Elísios. As unidades de saúde receberam diversas melhorias, além da construção de banheiros e pinturas. Ainda em tempo, as salas estão prontas e aguardam apenas a montagem dos consultórios odontológicos.

OFICINAS VIRTUAIS DE COMBATE ÀS DROGAS


Realizar ações de prevenção em escolas, visando alertar sobre os perigos do uso de drogas, cigarro e álcool, por meio de atividades realizadas em formato remoto e totalmente gratuito. Esses objetivos fazem parte do requerimento do vereador Stalin Cordeiro (Podemos) em que solicita a criação de oficinas virtuais de combate e prevenção às drogas voltadas aos alunos da rede pública de ensino. Dentro da proposta, os participantes terão a oportunidade de se envolverem em exercícios lúdicos e pedagógicos, em oficinas multidisciplinares que contarão com atividades culturais, além das   conversas interativas, em que diálogos irão gerar uma reflexão nas pessoas sobre a importância de combater e prevenir o uso de entorpecentes.  Stalin disse que neste momento de pandemia, a criação de oficinas direcionadas ao combate e prevenção às drogas por meio virtual, é fundamental minimizar esse drama social que tem arrastado tantos jovens para este perigoso mundo das drogas.

(*) Jornalista, articulista, assessor de comunicação, colunista político e social