Norticiando: táticas de Freitas e Guedes

NORTICIANDO (by Arthur Amorim Júnior)

ENSAIO DE CANDIDATURAS

A eleição para deputados estaduais e federais, senadores, governadores e presidente é só no ano que vem, entretanto, a corrida já começou neste ano. Alguns nomes já surgem como prováveis candidatos às esferas estadual e federal. Aqui, nas bandas do Norte de Minas, nomes como o do ex-prefeito de Matias Cardoso e ex-presidente do Cimams, Edmárcio Moura Leal (Avante); o ex-prefeito de Taiobeiras, Danilo Mendes (PSDB); o ex-prefeito de Porteirinha e ex-presidente do Cisrun Samu MacroNorte, Silvanei Batista (PSB), a ex-prefeita de Pirapora,  Marcela Ribas; e o vereador Claudim da Prefeitura (Cidadania) são apontados como prováveis candidatos na corrida eleitoral, em 2022. Agora é aguardar as próximas cenas desta novela eleitoral.

TÁTICAS DE FREITAS E GUEDES

Por falar em candidaturas, dois parlamentares norte-mineiros que atuam no cenário federal, os deputados Marcelo Freitas (PSL), e Paulo Guedes (PT) vão costurando os apoios necessários para manutenção das suas cadeiras, em 2022. No caso de Freitas, a proposta tem sido da manutenção dos prefeitos e vereadores que o apoiam e arregimentar outros novos, e paralelamente fortalecer o seu partido na região. No caso de Guedes, a tática se difere em relação aos ex-alcaides, que ele tem conseguido abarcar em sua estrutura política, pensando lógico, no potencial que cada um ainda tem junto aos eleitores dos seus municípios, em buscar votos que o ajudarão a se reeleger.

REQUERIMENTOS REQUENTADOS

Enquanto isso, na edilidade montesclarina, os verecas ainda mantêm a velha e boa política da boa vizinhança. Entretanto, o requentamento de requerimentos, principalmente no que diz respeito a pavimentação de ruas, fez com que os edis chiarem que nem sonrisal. A demora por parte do terceiro andar da Cula Mangabeira na realização dos serviços tem criado esta situação, ou seja, a população cobra de outro vereador e não o do autor do requerimento. Resumo da ópera, o edil sem consultar se o pedido havia sido feito pelos pares, entra com o requerimento como se fosse inédito. Só que não!

LANÇAMENTO DOS PROCONS REGIONAIS

Na ondas norticianas de plantão, a informação que chega é de que o procurador geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, confirmou ao presidente do Cimams, Valmir Morais de Sá, prefeito de Patis, presença no lançamento dos Procons Regionais e do Serviço de Inspeção Sanitária para atendimento aos municípios de forma descentralizada, que terá a coordenação do Cimams. Também estarão presentes ao evento, o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Soares Lemes, e o conselheiro Durval Ângelo, do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais/TCE-MG. O evento deverá acontecer ainda neste semestre, depende apenas da confirmação por parte dos três convidados ilustres convidados

RECURSOS PARA OS PROCONS

Por falar em Procons Regionais e do Serviço de Inspeção Sanitária, a boa notícia para a região norte-mineira é de que o Conselho Gestor do Fundo Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor – FEPDC, aprovou na 49ª Reunião Ordinária, ocorrida no dia 18/05, os três projetos do Cimams para atendimento aos municípios de forma descentralizada, no valor de R$3.107.488,9. Os projetos tem como objetivo a regionalização do Procon e do Serviço de Inspeção Sanitária para atendimento a 90 municípios por meio da estruturação de 19 unidades regionais do serviço e 71 unidades locais, democratizando o acesso dos munícipes à defesa do consumidor e educação para o consumo.

(*) Jornalista, articulista, assessor de comunicação, colunista político e social