Robô humanoide chama a atenção para higienização das mãos

Fotos: Hudson Brazil

Com o objetivo de conscientizar e reforçar a forma correta da higienização das mãos para prevenção das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), o Serviço de Controle de Infecção da Santa Casa Montes Claros (SCIH) preparou um treinamento para os profissionais da saúde. De acordo com o enfermeiro Guilherme Henrique Santos da Cruz, um dos organizadores da ação, a iniciativa teve como foco treinar a técnica adequada para o procedimento.

 
Fotos: Hudson Brazil

“A Organização Mundial da Saúde recomenda 5 grandes momentos para realização da higienização das mãos, sendo o primeiro antes do contato com o paciente; o segundo antes da realização de procedimentos asséptico; o terceiro após risco de exposição a fluídos corporais; o quarto após o contato com o paciente; e o quinto após o contato com áreas próximas ao paciente”, explica.

 
Seguindo as medidas recomendadas pelas autoridades sanitárias, como o distanciamento e uso de máscara,  o treinamento foi realizado durante dois dias e contou com a participação do robô humanoide Ozires*. Para o Guilherme “o Ozires é um aliado muito importante no combate às IRAS, pois, ele interage e sensibiliza a equipe multiprofissional dando dica e orientações sobre como devem proceder”.

Fotos: Hudson Brazil
 
*O Ozires é um robô humanóide programável, adaptado para ser utilizado em campanhas de Higienização das Mãos. Foi batizado de “Ozires” em homenagem ao engenheiro brasileiro da Embraer (Ozires da Silva). 
Por Ana Paula Paixão