Prefeitura retoma amanhã a vacinação de grávidas e puérperas

Nesta segunda-feira, 24, a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros – (SRS) repassou a 21 municípios que integram a sua área de atuação 9 mil 030 doses de vacinas contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Nesta nova remessa enviada pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais – (SES-MG) a novidade ficou por conta da entrega de 2 mil 340 doses de vacinas da Pfizer/BioNtech para a Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros. Elas serão utilizadas para a vacinação de gestantes e puérperas com comorbidades. A vacinação desse público foi paralisada no dia 10 de maio, pelo Ministério da Saúde, com a utilização da vacina da AstraZeneca/Universidade de Oxford.
Montes Claros é uma das primeiras 47 cidades do interior do Estado que foi selecionada pela SES-MG para a introdução e descentralização da vacina da Pfizer/BioNtech que, até então, só estava sendo utilizada nas capitais. Isso porque, a vacina deve ser conservada a temperatura entre 60 a 80 graus negativos e, ao ser preparada para aplicação deve ser armazenada a temperatura entre 2 a 8 graus positivos e ser utilizada no prazo máximo de cinco dias.
Como critério para a descentralização e distribuição da vacina da Pfizer/BioNtech, a SES-MG e o Conselho de Secretarias de Saúde de Minas Gerais – (Cosems) levou em conta municípios que possuem população igual ou superior a 79 mil habitantes. Além disso, as cidades devem estar distantes da capital num tempo máximo de 2 horas e 30 minutos por modal aéreo ou por via rodoviária com utilização de caminhão refrigerado.
A vacina da Pfizer chegou em Montes Claros no início da tarde desta segunda-feira em avião do Corpo de Bombeiros. Logo em seguida as vacinas foram entregues à Secretaria Municipal de Saúde que deverá aplicar as 2,3 mil doses entre terça e sexta-feira desta semana.
Suspensa em Montes Claros atendendo a uma recomendação do Ministério da Saúde, a vacinação de grávidas e puérperas será retomada em Montes Claros a partir desta terça-feira, 25 de maio. O retorno da vacinação para esse público está sendo possível graças à chegada de doses da Pfizer na cidade, uma vez que a proibição era específica para as vacinas da marca AstraZeneca.
A vacinação ocorrerá apenas nos dias 25, 26 e 27 de maio (terça, quarta e quinta-feira), uma vez que as vacinas da Pfizer têm uma validade curta, após descongeladas.
As grávidas e puérperas (mães recentes, até 45 dias após o parto) deverão comparecer em alguma das unidades de saúde em anexo, nos horários indicados, portando, no caso das grávidas, documento pessoal com foto, CPF, comprovante de endereço, cartão pré-natal ou exame de gravidez. No caso das puérperas, é preciso apresentar documento pessoal com foto, CPF, comprovante de endereço, certidão de nascimento ou outro documento que comprove o nascimento do bebê em data inferior a 45 dias.
Horários de  cada UBS pode ser conferido no site da Prefeitura.