NORTICIANDO (by Arthur Amorim Júnior)

FILAS EM BUSCA DO RELATÓRIO


A busca pela imunização através do relatório que garanta a vacina contra a Covid-19, tem feito com que alguns montes-clarinos se aglomeram em filas nos postos de saúde, correndo o risco de serem contaminados pelo vírus, como o que vem ocorrendo na UBS das Vilas Oliveira e Mauríceia. A denúncia foi feita pela vereadora Maria Helena Lopes (MDB) que busca respostas e providências por parte da secretária de Saúde, Dulce Pimenta. A preocupação da vereadora emedebista é porque na fila tem suspeitos e pessoas doentes e que podem ser contaminados. Para evitar o descaso com os moradores daquela parte da cidade e combater a proliferação do vírus ela pediu providências urgentes.

AGILIDADE NA EXECUÇÃO DO CETAS


Passados dois anos, desde que foi assinado o termo de cessão de uso de imóvel para instalação do Centro de Triagem de Animais Silvestres – Cetas, entre a Prefeitura de Montes Claros e o Instituto Estadual de Florestas (IEF), tudo continua como dantes no quartel de Abrantes. Para que o pedido não caia no esquecimento e aproveitando a visita da secretária de Estado de Meio Ambiente, Marília Carvalho de Melo, em terras montes-clarinas, na terça-feira, 18/05, o vereador Sóter Magno (PSD) juntamente com o deputado estadual Gil Pereira (PSD) cobraram a sua interlocução junto ao IEF na elaboração do projeto o mais rápido possível. Ainda tempo, recurso para execução da obra do Cetas, segundo o vereador, já existe, no valor de R $2 milhões, resultado de um Termo de Ajustamento de Conduta – TAC do Ministério Público junto a empresa Sada, na região de Jaíba, só falta boa vontade para execução do projeto.

PRÉ-VESTIBULAR ONLINE


A implantação de um novo pré-vestibular municipal gratuito, na modalidade on line, enquanto durar a pandemia foi a solicitação apresentada pelo vereador Stalin Cordeiro (Podemos), na reunião de terça-feira, 18/05, na edilidade. A proposta do edil é de que este pré-vestibular ajude os estudantes em sua preparação para o Enem. Ainda na sexta-feira, 21/05, o vereador Stalin, que responde como 2º Secretário da Casa, e o presidente Cláudio Rodrigues, o Claudim da Prefeitura (Cidadania) estiveram reunidos com representantes das feiras do Major Prates, Maracanã, São José e Matriz. Na oportunidade foram apresentados pontos comuns e específicos de cada feira, onde será elaborado um documento conjunto e encaminhado ao Executivo para análise.

ATUAÇÃO REMOTA PARA GESTANTES


A edição de um decreto com as normativas para que se faça cumprir a Lei Federal nº 14.151, de 12/05/2021, que garante o afastamento de todas as trabalhadoras gestantes das atividades presenciais sem prejuízo da remuneração. Devendo as mesmas exercerem suas atividades de teletrabalho, remota ou outra forma que seja à distância. A solicitação foi feita pelo vereador Daniel Dias (PC do B) e apoiada pelos pares. O edil pediu ainda, que o alcaide colocasse uma norma legal, onde seja trazida para um único setor da prefeitura o pedido de afastamento de gestantes para o trabalho remoto, principalmente após a aprovação da lei e da sanção. Tanta precaução tem o objetivo de evitar  que aconteçam interpretações diferentes e até subjetivas. Por isso, acredita o edil, se o prefeito editar uma norma fica mais fácil para a gestante pedir o afastamento neste momento de pandemia.

SEGURANÇA NA CEANORTE


Reforço na segurança da Central de Abastecimento do Norte de Minas (Ceanorte). Este foi requerimento da vereadora Graça da Casa do Motor (PSL) e subscrito pelos pares que também fazem parte da Comissão de Agricultura daquela Casa, Valdecy Contador (Cidadania), e Eldair Samambaia (PSD). No argumento da vereadora, ela relata que existe a necessidade de que sejam reforçados alguns pontos naquele logradouro, principalmente nos dias de feira. Os produtores rurais e lojistas que utilizam o local para comercializarem os seus produtos apresentaram as suas demandas à comissão. Entre elas constam reforço na portaria, iluminação, monitoramento por câmeras e a presença de segurança armada nos dias que houver maior movimentação.

(*) Jornalista, articulista, assessor de comunicação, colunista político e social