NORTICIANDO: ALÔ MINAS X OPERADORAS DE TELEFONIA

NORTICIANDO (by Arthur Amorim Júnior)

VEREADOR STALIN CONSEGUE R$ 120 MILPARA EDUCAÇÃO


A edilidade montes-clarina continua com as suas portas fechadas, mas o edil Stalin Cordeiro (Podemos) continua o seu trabalho em favor da população. O edil obteve nos últimos dias, uma importante conquista para o setor educacional, coma destinação de R$ 120 mil para o setor educacional. Os recursos foram conquistados através de emenda impositiva do deputado federal Welliton Prado (PMB) e serão utilizados para aquisição de mobiliário e equipamentos para as escolas Eloy Pereira, Hamilton Lopes e Américo Martins.

BENEFÍCIO COMEMORADO


A liberação desses recursos é comemorado por Stalin, pois ajudará na melhoria da qualidade do ensino, além de despertar o interesse dos estudantes. O edil afirma que: “é um direito dos estudantes, educar-se em um ambiente seguro, saudável e atrativo aos alunos”. Ninguém nega a importância da educação para a formação de uma sociedade próspera, com crianças e adultos capazes de fazerem boas escolhas .

ALÔ MINAS X OPERADORAS DE TELEFONIA


Acredite se quiser, mas nenhuma operadora de telefonia móvel se interessou em participar de projeto que visa levar o serviço para mais de 300 distritos e localidades de Minas Gerais. O Programa Alô Minas que foi lançado no ano passado, pelo governo Romeu Zema, não recebeu nenhuma proposta de operadoras interessadas em participar da iniciativa.

PREVISÃO DE ATENDIMENTO


Continuando o assunto, dentro do programa, a previsão era de que 300 distritos comunidades, e povoados, de 43 cidades, seriam atendidos com cobertura pela telefonia móvel, na segunda etapa. Montes Claros foi um dos contemplados, com três comunidades; de Lagoinha, Santa Bárbara e Pedra Preta. Diante do desinteresse das operadores em participar da licitação, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão – Seplag prometeu revisar o edital para torna-lo mais atraente às empresas e assim elas se interessarem em participar do processo licitatório.

GRAÇA COBRA CELERIDADE NO ALÔ MINAS


Por falar no Programa Alô Minas, a vereador Graça Gonçalves Dias, a Graça da Casa do Motor (PSL), que usou o seu mandato para conseguir as assinaturas necessárias para implantação do serviço nas comunidades rurais do municípios, está cobrando do Governo Romeu Zema celeridade na publicação de um novo edital licitatório. A edil disse que as cobranças foram intensificadas neste período de pandemia, onde a Internet é essencial à população, principalmente na área da educação, onde as atividades escolares são realizadas via online.

SEM TELEFONIA MÓVEL E NEM INTERNET


Outra informação repassada pela vereadora Graça é de que aproximadamente 80 comunidades rurais ainda não possuem acesso a esses benefícios: “A falta de telefonia móvel e internet interfere também na qualidade de vida desses moradores, já que serviços essenciais como estão disponíveis online como INSS, Cartório, Detran, Samu, além de não poderem fazer transações bancárias, nem ter acesso à educação online, entre outras facilidades que a internet proporciona. Isso interfere principalmente na contratação de mão de obra e ajuda a ampliar o êxodo rural”, assinalou.

(*) Jornalista, articulista, assessor de comunicação, colunista político e social