NORTICIANDO: VACINA CONTRA COVID-19 E A PNI

NORTICIANDO (by Arthur Amorim Júnior)

Muito se tem comentado em todo país, de municípios tentando a compra da vacina contra o Covid-19 e assim imunizar a sua população. Em meio ao colapso hospitalar, com a falta de leitos e a grande demanda, além das centenas de óbitos, apareceu o atravessador querendo se locupletar da miséria alheia para comercializar a vacina. Em live organizada pelo Cimams, na terça-feira 23/03, o presidente do Colegiado das Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais – Cosems-MG, Eduardo Luiz da Silva, fez um alerta aos alcaides, você podem até comprar as vacinas sem dificuldades, entretanto, quando elas chegarem ao Brasil serão direcionadas ao Governo Federal, através do Plano Nacional de Imunização – PNI. Ou seja, o município pode comprar a vacina, mas não pode aplicar em seus munícipes como lhe aprouverem

DIRECIONAMENTO DA VACINA

Ainda sobre o assunto, o direcionamento das vacinas para a Central Nacional de Distribuição, dentro do PNI, do SUS, busca a equidade e o equilíbrio da questão da vacinação, não só das que estão sendo aplicadas agora, mas de um todo, como sempre vem ocorrendo com doenças tipo: gripe, varíola , tétano e outras. Ou seja, existe todo um planejamento e a distribuição é feita de acordo com a população do município e a sua necessidade. E assim também é com a Covid-19. Por que existe este controle, para que todos os entes da federação sejam atendidos de igual modo, e não apenas os municípios mais abastados terem acesso a vacina, em detrimento aos mais pobres que poderiam ser prejudicados.

DESCONHECIMENTO

Vale destacar que muito se tem comentado por parte de prefeitos de outras regiões além Minas, afirmando que adquiriram a vacina. Até o momento, nenhum alcaide brasileiro assinou contrato com empresas fornecedoras para comprar a vacina. O que existe é uma preocupação por parte dos chefes dos executivos em querer dar uma satisfação à sua população que tem feito pressão nas redes sociais para aquisição do imunizante. É notória a preocupação por parte dos alcaides, em busca de uma concretude para compra das vacinas, entretanto, muitos ainda desconhecem realmente qual é o procedimento a qual deve ser seguido e quais as diretrizes do Plano Nacional de Imunização.

CAMPANHA DO CIMAMS

A diretoria do Cimams que abarca cerca de 150 municípios do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha, está propondo a construção de um acordo regional para acertar uma diretriz para atender as prefeituras e prestar esclarecimentos sobre a compra da vacina. Neste sentido, nos próximos dias, o Consórcio pretende realizar uma ampla campanha publicitária junto aos meios de comunicação, com a participação do
presidente do Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde – Cosems-MG, Eduardo Luiz da Silva, com o objetivo de repassar informações e esclarecimentos aos prefeitos, secretários e as comunidades norte-mineiras e jequitinhonhenses quanto a vacinação para imunização da COVID 19.

(*) Jornalista, articulista, assessor de comunicação, colunista político e social