Aliança Nacional LGBTI+ de Montes Claros busca apoio na Câmara Municipal

A Aliança Nacional LGBTQI+ de Montes Claros, entregou na noite de segunda-feira (1), um oficio para o Presidente da Câmara Municipal, vereador Cláudio Rodrigues, mais conhecido como Claudim da Prefeitura. O objetivo do documento é apresentar ao legislador os valores e as principais causas sociais pelas quais a Aliança Nacional LGBTI+ se organiza e atua.

A Aliança Nacional LGBTQI+ é uma organização da sociedade civil, pluripartidária e sem fins lucrativos, que atua na defesa dos diretos humanos da população LGBTQI+ há mais de 15 anos por meio de parcerias com pessoas físicas e jurídicas, nos estados e municípios do país.

Pensando a realidade do município e dos problemas sociais, foram apresentadas sugestões propositivas de acordo com os princípios da organização. Segundo Letícia Imperatriz , Coordenadora Adjunta da Aliança Nacional LGBTQI+ em Minas Gerais, as ideias  visam o bem-comum e o respeito às múltiplas formas de existências. Para ela, é necessária a inclusão que levará mais dignidade a classe LGBTI+. “Na ocasião, destacamos ao vereador que hoje possuímos um coletivo da diversidade composto pelo Mães pela Liberdade, Arco-íris do Amor, Prepara Trans e Insertos. O coletivo da Diversidade de Montes Claros tem como intuito estruturar uma relação e fortalecer um vínculo com  poder legislativo e executivo na qual possamos sensibiliza-los para um olhar próximo diante da nossa população LGBTQI + que não quer ser mais marginalizada”, explica Letícia.

Segundo o vereador  Cladim, após o recesso da Câmara devido a COVID-19, abrirá espaço no plenário para que o Aliança apresente as reivindicações enquanto coletivo da diversidade, aos legisladores.

Entre as cobranças da organização está a implementação de políticas municipais e de parcerias público-privado para a formação de quadros profissionais e para oportunizar a maior oferta de vagas de trabalho às pessoas marginalizadas, com atenção especial aos cidadãos e cidadãs transgêneros e transsexuais.

 

Confira as propostas:

  • Mais Educação Profissional e Tecnológica – Fortalecer as ações do Pronatec em Montes Claros, ampliando a oferta de cursos para jovens de nas periferias. Fortalecer e estabelecer articulação permanente do município com a estrutura do sistema de forma a viabilizar o aumento no número de cursos ofertados e do alcance social diversificado de seus beneficiários.
  • Além da criação de um Centro de Especialidades Clínicas para População LGBTI+, que será voltado a atender as dificuldades que muitas pessoas enfrentam no acesso à saúde pública de forma indiscriminada, com atenção especial ao trato da saúde de pessoas soropositivas para o vírus do HIV.
  • Lei Rosa – Lei Municipal Publicitar a Lei Rosa nos canais de acesso à informação do município, fazer com que tal dispositivo seja conhecido e debatido amplamente pela sociedade civil estimulando a sua difusão e acionamento; estender a sua aplicabilidade penal aos setores e órgãos do poder publico local.
  • Juventude Viva e Cidadã Fomentar a elaboração participativa de politicas públicas para jovens do município de Montes Claros através de um novo plano municipal de juventudes e da criação de uma Secretaria Municipal de Juventudes.
  • Fica Vivo Fortalecer o projeto Fica Vivo e outros projetos ou ações de enfrentamento às violências contra as juventudes, por meio da ampliação da atuação destes sobre os territórios do município.