Vacinas contra Covid-19 não são suficientes para imunizar profissionais linha de frente nos hospitais de Montes Claros 

Profissionais de saúde que trabalham em pelo menos três hospitais de Montes Claros ainda não foram vacinados contra a Covid-19. A campanha de imunização começou oficialmente na última quarta-feira (20), quando o prefeito Humberto Souto (Cidadania), recebeu a dose, mesmo não fazendo parte do grupo prioritário nesta primeira etapa.

As vacinas chegaram ao Norte de Minas no dia anterior, terça-feira (19). Em solenidade, que contou com a presença do Governador Romeu Zema (Novo), idosos do Asilo São Vicente de Paulo também foram imunizados.

Mas de acordo com os hospitais, o imunizante deverá chegar nas Unidades de Saúde apenas na semana que vem e nem todos os profissionais que atuam na linha de frente em combate ao coronavírus, receberão as doses neste primeiro momento.

Hospital Aroldo Tourinho

Em nota divulgada para a imprensa e aos funcionários, o Hospital Aroldo Tourinho (HAT) informou que na última segunda-feira (18), a secretária Municipal de Saúde solicitou a lista de profissionais que deveriam ser imunizados e considerando que os pacientes com casos suspeitos e/ou confirmados da Covid-19 transitam por diversos setores, a lista foi encaminhada com base no risco de exposição. Mas o documento não foi aceito pela Secretária, que alegou que não haviam doses para todos.

“Uma segunda lista foi enviada na quarta-feira, 20 de janeiro, restringindo áreas e categorias profissionais, e também não foi aceita pela SMS. Uma terceira lista foi encaminhada ontem, quinta-feira, 21 de janeiro, restringindo ainda mais o número de funcionários a serem imunizados”, diz a nota.

Ainda segundo o HAT, a definição da secretaria Municipal de Saúde, o cronograma e critérios de vacinação, ainda são aguardados pelo hospital.

Hospital Universitário Clemente de Faria 

O Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF/Unimontes) informou, ao Portal Webterra por meio de nota, que a Secretaria Municipal de Saúde entrou em contato com o hospital solicitando as informações dos servidores da linha de frente no combate à Covid-19 na tarde do dia 19 de janeiro.

“Neste contato, solicitaram dados cadastrais dos servidores como nome completo, CPF, setor de trabalho dentro do HUCF, entre outros. A data da vacinação ficou acertada para ser entre os dias 25 e 28 de janeiros de 2021”, informou o HUCF.

Ainda segundo o hospital, a Unidade tem em seu quadro de servidores, profissionais que também atuam na atenção básica do município, podendo ter ocorrido já a vacinação de alguns servidores na rede municipal.

A nota segue dizendo que “é importante ressaltar que todos os servidores do HUCF serão vacinados, até mesmo os que estão em teletrabalho. Porém, neste momento a prioridade é para os servidores que estão na linha de frente de combate à Covid-19. Na segunda etapa da vacinação, todos os demais servidores do HUCF, conforme disponibilidade das vacinas, estes serão contemplados”.

Santa Casa

A Santa Casa de Montes Claros também respondeu ao Portal por meio de nota. Segundo a assessoria de comunicação, o hospital receberá da Secretaria Municipal de Saúde, 800 doses da vacina contra a Covid-19. No momento, a Unidade conta com mais de 2 mil colaboradores.

De acordo com a Santa Casa, as doses serão aplicadas nos dias 27 e 28 de janeiro.

“Devido a quantidade de doses, serão vacinados inicialmente os profissionais que prestam assistência direta ao paciente Covid-19”, finaliza a nota.

Secretaria Municipal de Saúde

Durante toda a tarde desta sexta-feira (22), o Portal Webterra esteve em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura, que responde pela secretaria Municipal de Saúde, mas até o fechamento desta matéria não obtivemos respostas.

Questionamos à secretaria quais os critérios usados para a distribuição das doses nos hospitais e os critérios de vacinação dos profissionais; e ainda o porque nem todos serão imunizados neste primeiro momento.