Serviço de atenção especializada em doença renal crônica será ampliado no Norte de Minas

Foto: SES-MG/Divulgação

A Comissão Intergestores Bipartite (CIB) do Sistema Único de Saúde (SUS) aprovou a habilitação do serviço de atenção especializada em doença renal crônica nos estágios 4 e 5 – pré-dialítico, que funcionará na Santa Casa de Montes Claros. A decisão foi tomada na última sexta-feira (4), durante a realização, por meio de videoconferência, da última reunião unificada deste ano envolvendo os gestores da macrorregião de saúde do Norte de Minas, o Conselho de Secretários de Saúde de Minas Gerais (Cosems) e as equipes técnicas da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) e das Gerências Regionais de Saúde de Januária e Pirapora.

A iniciativa amplia o atendimento de pacientes residentes no Norte de Minas, uma vez que em junho deste ano os gestores e o Cosems aprovaram a habilitação do serviço de atenção especializada em doença renal crônica para o Hospital do Rim, sediado em Janaúba. Depois de aprovados pela CIB Estadual os dois processos de habilitação passam por análise do Ministério da Saúde que publicará portaria credenciando os serviços.

A superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques, destaca a importância da implantação dos novos serviços, “visto que além de descentralizar os atendimentos de pacientes, propiciará conter a progressão da doença renal crônica por meio do preparo adequado de pessoas acometidas pela doença para o início da terapia renal substitutiva”.

A referência técnica da Coordenadoria de Atenção à Saúde da SRS de Montes Claros, Ludmila Martins Ferraz Rocha explica que “a atenção a pacientes que necessitam de diálise já é realizada na Santa Casa de Montes Claros. Agora a instituição pretende disponibilizar o serviço de atenção especializada em doença renal crônica para pessoas residentes nas regiões de saúde de Francisco Sá, Coração de Jesus, Montes Claros e Bocaiuva. Nesse sentido competirá à atenção especializada, dentre outras funções, realizar procedimentos ambulatoriais e hospitalares, bem como o matriciamento junto aos serviços de atenção básica a fim de que seja possível diagnosticar as necessidades de assistência médica dos usuários do SUS”.

Doença na região

De acordo com dados da SES-MG, a prevalência da doença renal crônica é de 11,6% da população maior de 20 anos, residente nas regiões de saúde de Montes Claros, Bocaiuva, Francisco Sá e Coração de Jesus. Esse percentual representa cerca de 29 mil 728 pessoas.

Já na região de saúde de Janaúba/Monte Azul e nos municípios de Vargem Grande do Rio Pardo, Santo Antônio do Retiro, Miravânia, Juvenília, Manga e Montalvânia a prevalência da doença renal crônica também é de 11,6% da população, porém esse percentual representa mais de 36,8 mil pessoas.