Profissionais de vigilância em saúde são mobilizados a escreverem sobre o combate às arboviroses no Norte de Minas

Os profissionais de vigilância em saúde dos 54 municípios que compõem a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) estão sendo mobilizados a escreverem sobre experiências exitosas de combate às arboviroses (dengue, Febre Chukungnya, Zika Vírus e Febre Amarela) em tempos de pandemia.

As inscrições terminam dia 10 de outubro e os melhores trabalhos serão apresentados no Seminário Estadual de Vigilância das Arboviroses que será realizado nos dias 17 e 18 de novembro.

O coordenador de vigilância em saúde da SRS de Montes Claros, Valdemar Rodrigues dos Anjos explica que neste ano, devido à pandemia do novo coronavírus, a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizará o Seminário no formato digital, com transmissão on-line.

A programação contará com palestras, minicursos e comunicação oral de experiências exitosas de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Febre Chikungunya, Febre Amarela e do Zika vírus.

Os trabalhos serão selecionados pelo Comitê Estadual de Enfrentamento das Arboviroses. O objetivo da apresentação das experiências exitosas é dar visibilidade às ações realizadas pelos municípios e pelas unidades regionais da SES-MG, além de incentivar, motivar e promover o intercâmbio da troca de experiências e ideias.

Para inscrição de trabalhos os participantes deverão preencher formulário já encaminhado às secretarias municipais de saúde e enviá-lo para o e-mail dengue@saude.mg.gov.br com cópia para sesmgarboviroses@gmail.com.