Live em Montes Claros aborda o ‘Direito à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes após 30 anos do ECA’

Direito à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes após 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. Este é foco das três lives que serão realizadas a partir desta terça-feira (15 de setembro), em Montes Claros.

O objetivo deste debate na modalidade virtual à distância, com transmissão ao vivo pela internet, é fomentar o diálogo entre os atores do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente visando a sensibilizar os profissionais do direito, os gestores municipais e demais profissionais da rede de atendimento sobre a necessidade de aprimorar a política municipal de convivência familiar e comunitária.

Podem participar do Ciclo de Lives todos os profissionais do direito, gestores e profissionais das políticas de assistência social, saúde e educação, conselheiros tutelares e de direitos e demais interessados.

As vagas são Ilimitadas e a inscrição não é obrigatória. Para ter acesso as lives: Transmissão simultânea pelo canal YouTube do curso de Serviço Social da UNIMONTES.   Mais informações podem ser obtidas na CREDCA-NM, pelo e-mail credcanm@mpmg.mp.br  ou, em caso de dúvidas quanto à inscrição e à certificação, pelo e-mail sedese.moc@gmail.com.

A iniciativa é do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, em parceria com o curso de Serviço Social da Unimontes, a Diretoria Regional da SEDESE de Montes Claros, Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene – CIMAMS, a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene – Amams, e o Fórum Mineiro de Conselheiros Tutelares.

PROGRAMAÇÃO:

  • Live 15 de setembro (terça-feira) – 16h às 17h30 – Tema: A importância da formação de vínculos afetivos saudáveis na primeira infância e como prevenir o afastamento de crianças e adolescentes de sua família de origem.
    Convidados: Pedro Hartung – Advogado e coordenador do programa Prioridade Absoluta no Instituto Alana. Denise Ratmann Arruda Colin – Assistente social do MPPR, professora da PUC-PR e doutora em sociologia política pela UFPR.

Mediadora: Paola Domingues Botelho Reis de Nazareth – Promotora de Justiça Coordenadora do CAODCA.

  • Live 16 de setembro (quarta-feira) – 16h às 17h30 – Tema: Programa Família Extensa Guardiã: conhecendo as experiências dos municípios de Diadema/SP, Belo, Felipe Guerra/RN e Belo Horizonte/MG.
    Convidados: Kelly Pimentel de Lima – Psicóloga, coordenadora e gestora do programa de guarda subsidiada  e reintegração  familiar  do município de Diadema – SP. João Valério Alves Neto – Psicólogo, gestor de políticas públicas na área da infância e adolescência. Valéria Silva Cardoso – Assistente social, coordenadora do Acolhimento Familiar na Subsecretaria de Assistência Social da prefeitura de Belo Horizonte/MG.

Mediador: Marco Aurélio Romeiro Alves Moreira, Promotor de Justiça Coordenador da CREDCA-Vale do Rio Doce.

  • Live 17 de setembro (quinta-feira) – 16h às 17h30min – Tema: Serviço de Acolhimento familiar: conhecendo a experiência dos municípios de Cascavel e Uberlândia.
    Convidados: Neusa Cerutti – Assistente social, mestranda em serviço social e servidora pública licenciada no município de Cascavel/PR. José Roberto Poiani – Juiz de Direito da Vara da Infância e Juventude de Uberlândia-MG e membro da Coordenadoria da Infância e Juventude do TJMG.

Mediadora: Sônia Beatriz Raphael Pascoal – Assistente social da CREDCA-Vale do Rio Doce.