Empresários e atletas fazem carreata solicitando a liberação da prática esportiva em Montes Claros

Um grupo de empresários e atletas realizaram na manhã desta segunda-feira (24 de agosto), uma carreata solicitando a liberação da prática esportiva em Montes Claros, no Norte de Minas. Desde o dia 21 de março o setor está impedido de funcionar devido as medidas adotadas em combate a pandemia do coronavírus.

De acordo com um dos organizadores, Junio Borges, a ação foi realizada após a prefeitura ter aderido o Plano Minas Consciente e ter publicado decreto autorizando o funcionamento de academias, seguindo as ordens do Governo Estadual. “Estamos reivindicando a reabertura dos espaços esportivos, haja vista que Montes Claros aderiu ao programa do Governo do Estado e ter avançado para a onda amarela, onde é liberado as atividades esportivas e as escolas de futebol”, explica.

Ainda segundo Junio, antes de decidirem fazer a reivindicação, diversas tentativas de acordo foram feitas, mas sem nenhuma resposta por parte da gestão atual. A manifestação inciou em frente ao prédio da prefeitura com a participação de cerca de 80 pessoas, onde os participantes fizeram discursos pedindo a liberação e, em seguida, uma carreata percorreu as avenidas da cidade até a residência do atual prefeito, Humberto Souto. Durante o percurso, os motoristas fizeram ‘buzinaço’.

“Tentamos de inúmeras formas um posicionamento, mas até o momento não tivemos respostas. Queremos que a prefeitura flexibiliza as áreas esportivas, pois, segundo estudos científicos, a prática da atividade física é menos contagiosa que outras atividades econômicas que o município já liberou como bases, restaurantes. Deixamos claro que nada contra a reabertura dessas atividades econômicas”, destaca.

A equipe do Portal WebTerra procurou a assessoria da Prefeitura de Montes Claros e, até a publicação desta matéria, não obteve retorno.

Onda Amarela

Segundo o  Plano Minas Consciente, as academias de ginástica terão protocolos de reabertura na Onda Amarela. Inicialmente, a previsão era que esses estabelecimentos só entrassem em funcionamento na Onda Verde, quando estão liberadas atividades não essenciais com alto risco de contágio.

A flexibilização foi deliberada pelo Comitê Executivo, no dia 18 de agosto, que analisou o cenário atual da pandemia e identificou a possibilidade de antecipar a reabertura do setor, mas com ações mais restritivas. Conforme as regras do plano, as escolas de atividades esportivas, como futebol e natação poderão ser liberadas para as cidades que estiverem aderido ao Minas Consciente e estão na Onda Amarela.

O governador Romeu Zema destacou que a decisão considerou, principalmente, a saúde dos mineiros e que as regras de higiene e distanciamento serão criteriosas. “O nosso Comitê, juntamente com a Secretaria de Saúde, está definindo protocolos para a reabertura gradual, e com muito critério, das academias de ginástica. O protocolo vai exigir, por exemplo, distanciamento mínimo entre os frequentadores, agendamento para garantir que não haja lotação superior àquela considerada segura, e também higienização bem rígida dos equipamentos, para evitar a transmissão por meio das superfícies”, afirmou.