Equipes do CCZ realizam neste sábado ação de combate à dengue em Moc

Foto: Fábio Marçal

Os Bairros Dr. João Alves, Conjunto Habitacional Havaí, Vila Telma, Maria Cândida e São Judas II receberão, neste sábado (4 de abril), as ações do  “Dia D Regional de Combate à Dengue”, das 7 às 17h, realizadas pelos agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Montes Claros.

Três caminhões e quatro picapes serão utilizados para fazer o recolhimento de materiais que não possuem mais utilidade, mas que podem acumular água, como vasos, latas e pneus velhos. 150 servidores participarão das atividades. De acordo com o CCZ, a participação popular é fundamental para que o trabalho seja executado da melhor forma, na busca de eliminar dos quintais todo tipo de potencial criadouro do mosquito.

O coordenador CCZ, Flamarion Cardoso, explica que diante da pandemia do coronavírus que se instaurou no mundo todos os cuidados estão sendo tomados e, sobretudo, o  Aedes aegypti é um dos agravos de saúde que precisa ser controlado e lembra que mais de 80% dos focos estão nos domicílios.

“Os nossos agentes têm álcool, sabão e também estão orientados a fazer a visita no domicílio e se manter distante do morador na vistoria. Explicar que a vistoria é necessária de acordo com o nosso índice de infestação, e essa ação também é a orientação do ministério da saúde e da SES”, diz.

O órgão realizou, no início do ano, o Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti (LIRAa), quando foi apontado alto índice de infestação, de 10,3%, que é considerado de grande risco de disseminação dos vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

As medidas recomendadas para o controle do mosquito Aedes aegypti são:

  • Manter bem tampados tonéis, caixas e barris d’água;
  • Lavar semanalmente com água e sabão tanques utilizados para armazenar água, para eliminar possíveis ovos do vetor nas paredes desses reservatórios;
  • Remover galhos e folhas de calhas
  • Não deixar água acumulada sobre a laje;
  • Trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana;
  • Manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo;
  • Acondicionar pneus em locais cobertos.