Prefeitura de Montes Claros seleciona projetos de implantação de coleta seletiva

Fotos: Fábio Marçal/Ascom Prefeitura

A Secretaria de Serviços Urbanos (SSU) da Prefeitura de Montes Claros irá selecionar projetos com o objetivo de implantar a coleta seletiva de materiais recicláveis na cidade. A iniciativa visa reduzir a quantidade de resíduos sólidos encaminhada ao aterro sanitário, através de parceria com organizações da sociedade civil.

A média mensal de resíduos sólidos coletados no âmbito do município é de 6.468 toneladas, com base no ano de 2018, sendo que cerca de 30% desse total é passível de ser reciclado. Estima-se que, mensalmente, cada uma das entidades parceiras poderá receber e comercializar cerca de 485 toneladas de recicláveis.

O Município coletará os materiais recicláveis e os transportará até as organizações da sociedade civil, de acordo com a região de atuação. As organizações também poderão receber materiais recicláveis entregues diretamente por outras entidades. A associação ou cooperativa realizará a triagem e posterior comercialização de todo o material que receber. A Prefeitura realizará o pagamento de R$ 85,28 por cada tonelada comercializada, além de R$ 5.000 mensais para custeio de despesas operacionais.

A seleção se dará através do edital de chamamento público nº 05/2019 do Marco Regulatório e as inscrições poderão ser realizadas até o dia 24 de janeiro. No dia 27 de janeiro, será realizada a sessão pública para análise das propostas e, no dia 4 de fevereiro, será divulgado o resultado preliminar do processo. Os representantes das organizações da sociedade civil interessadas devem realizar a inscrição, pessoalmente, entre 8 e 12 horas e das 14 às 17 horas, na sede da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, que está localizada à rua Carlos Paulino Cardoso, nº 401, no bairro Vila Exposição.

Segundo o secretário municipal de Serviços Urbanos, Vinicius Versiani, o projeto irá beneficiar cerca de 500 famílias na cidade, proporcionando geração de renda e, ao mesmo tempo, ajudando na preservação do Meio Ambiente. “É um projeto pioneiro no país, que irá fazer com que deixemos de enterrar os resíduos sólidos e fará com que os recursos sejam aplicados nas pessoas que mais precisam”, destaca o secretário.

O edital do processo de seleção está disponível no site da Prefeitura de Montes Claros.