Amigos se unem e fazem vaquinha para comprar olho de vidro para jovem que perdeu a visão após ser atingido por bala de borracha, em Montes Claros

Cerca de 20 pessoas estão se unindo para comprarem uma prótese ocular para o jovem Miguel Vinicius Queiroz Gomes, que perdeu a visão do olho esquerdo após ser atingido por um disparo de bala de borracha feito por policiais no sábado (30 de novembro) em Montes Claros, no Norte de Minas.

O fato ocorreu durante a dispersão de um “baile funk” na Avenida Deputado Esteves Rodrigues, onde reuniu centenas de jovens.  Hugo Mocellin é um dos amigos que decidiram montar a vaquinha para ajudar o jovem Miguel Vinicius.

“Miguel está sofrendo demais, estou muito triste com toda essa situação pois ele é um cara do bem, não faz nada de errado, é estudioso, tem um coração enorme. Ainda não consigo entender como isso foi acontecer com ele, infelizmente ele estava no lugar errado na hora errada. Para amenizar um pouco da dor dele, eu e outros amigos tivemos essa ideia de juntarmos todos e fazermos uma vaquinha para comprar o olho de vidro”, disse o Hugo.

De acordo com Hugo Mocellin, o olho de vidro junto a cirurgia ficará entorno dos R$ 2.200 e os amigos esperam conseguir juntar o valor total até o início do mês de janeiro e assim marcar a cirurgia, que só pode ser feita depois do dia 10 de janeiro, 40 dias após a cirurgia de retirada da bala de borracha e reconstrução do globo ocular que ocorreu na última quinta-feira (05).

Valéria Cristina Gomes, irmã do Miguel conta o quanto é importante o que os amigos estão fazendo para ajudar na recuperação do irmão dela.  “Os amigos dele estiveram presentes em todas as etapas, foram no hospital e em casa para fazer companhia a ele. Estamos felizes com a iniciativa deles em fazer essa vaquinha para meu irmão, tenho certeza que essa atitude vai ajudar ele demais na recuperação da autoestima”, diz a irmã.

Sobre a prótese ocular

A médica oftalmologista, Stela Leite, explica que a prótese ocular é um instrumento de reabilitação, pois quando se há ausência do globo ocular é possível gerar atrofia da pálpebra, resultando numa diferença facial.

“É um implante que preenche o espaço deixado após uma cirurgia e desempenha um papel importante, pois ajuda a musculatura da pálpebra a piscar. Qualquer pessoa que perdeu o olho por acidente ou por alguma doença pode ter esse impacto minimizado pelo uso da prótese ocular. Ela não devolve a visão perdida, mas atua na melhora da estética e na aceitação social e pessoal do individuo,” diz.

Ela ainda conta que perder a visão é mudar o sentido da vida e para haver a aceitação da prótese, tanto pelo paciente e quanto da sociedade, ela é feita sob medida o mais próximo da realidade do paciente.

“Muitas pessoas entram em depressão e desacreditam que é possível ter de volta a autoestima e retornar a sociedade após perder a visão. No caso da prótese ocular, por causa da sua cor, forma e volume é única e fundamental tanto no papel estético como na manutenção da cavidade orbital e suas estruturas subjacentes. Ela é feita sob medida para que se adapte ao contorno da cavidade orbital ou do globo ocular corretamente. A íris é pintada manualmente, o mais próximo possível da cor original dos olhos do paciente. Isso porque sabemos que a perda de um olho afeta o cotidiano da pessoa e interfere na sua autoestima. No caso de crianças, afeta inclusive seu desenvolvimento psicológico”, afirma a médica.

Para que quiser de alguma forma ajudar o Miguel Vinicius Queiroz, pode entrar em contato pelo telefone (38) 9.9986-6666 e falar com o Hugo Mocellin.

 

Escrita pela repórter Letícia Fernandes / Sugestão de pautas pelo telefone: (38) 9.9105-8500.