Brasileirão começa neste sábado (27) com novas regras e presença do polêmico Árbitro de Vídeo

Foto: Divulgação / Internet

O tradicional Campeonato Brasileiro que há 60 anos é realizado no país, começa neste sábado (27). A abertura será as 16h, com o jogo entre São Paulo e Botafogo, no estádio do Morumbi.

No mesmo dia, os dois representantes de Minas Gerais, Atlético e Cruzeiro também entrarão em campo. O galo que na última terça-feira, foi eliminado da libertadores, receberá no Independência em Belo Horizonte às 19h, o time do Avaí, que subiu no ano passado para a elite do futebol brasileiro.

Já a raposa que ainda não perdeu este ano e vem de uma grande campanha na libertadores, com cinco vitórias nos cinco jogos disputados sem sofrer nenhum gol, viaja até o Rio de Janeiro onde enfrenta o time do Flamengo às 21h, no estádio do Maracanã.

Novas regras

A CBF conseguiu autorização da Fifa e estreará mais cedo as mudanças nas regras impostas pela International Board, a entidade que rege as leis do jogo. No resto do mundo, as novidades entrarão em vigor a partir de junho. Dentre as principais mudanças, destacam-se:

Mão na bola – As polêmicas interpretações sobre mão na bola seguirão presentes – termos como “posição antinatural” e “ação de bloqueio”, que antes eram recomendações, entraram oficialmente na regra–, mas apenas entre os defensores. A partir de agora, qualquer gol em que bola bater na mão de um atleta de ataque, com intenção ou não, seja no fim ou na origem da jogada, será invalidado.

Cartão para treinadores – Assim como os atletas em campo e no banco de reservas, os treinadores e integrantes de comissão técnica poderão receber cartões amarelos e vermelhos. Antes, em caso de expulsão por indisciplina, eles eram retirados de campo sem a utilização de cartões.

Substituições – Para dar mais fluidez ao jogo, o atleta que for substituído deverá sair pela linha mais próxima e não mais pelo meio-campo.

Bola ao chão – Antes, o juiz era considerado “neutro” e, caso a bola acertasse nele, nada acontecia. A partir de agora, sempre que o acidente ocorrer, o jogo deverá ser reiniciado com bola ao chão.

Tiro de meta – Pelas novas regras, a bola não precisa mais sair da área para entrar em jogo nos tiros de meta

Posição do goleiro nos pênaltis – Durante uma cobrança de penalidade máxima, o goleiro só precisará ter um dos pés sobre a linha no momento do chute, e não mais os dois.

Estreia do Árbitro de Vídeo (Var)

Outra novidade neste ano, será a presença do árbitro de vídeo nos 380 jogos do campeonato. Ao todo, 90 árbitros estão aptos a desempenharem a função de Var, que custará nada mais que 19 milhões de reais, 50 mil por partida.

Quem vai pagar essa conta? Os clubes vão bancar menos da metade desse valor, cerca de 7 milhões de reais, 350.000 para cada time. O uso do VAR gerou bastante polêmica durante a Copa do Brasil de 2018 e a reta final dos Estaduais de 2019. A expectativa da CBF é que no Brasileirão as decisões sejam tomadas com mais eficiência e rapidez.

(**) Com informações da Revista Veja.