A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), divulgou o edital das obras indicadas para o Processo de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino Superior (PAES/2019). Como nos anos anteriores, foram indicados livros (romances e crônicas), filmes, pinturas, músicas e poesias.
Confira a lista completa das obras indicadas em cada etapa.
1ª Etapa
As obras indicadas para esta etapa têm em comum as temáticas indígenas e barrocas. Privilegiam o cruzamento entre linguagens artísticas e olhares diversos. Desta forma, “espera-se do candidato uma leitura crítica e relacional das representações estéticas do período e suas implicações culturais e sociais:
- “Ubirajara”, José de Alencar (romance)
- “História da Província de Santa Cruz” – Pero de Magalhães Gândavo (crônica)
- “O Guarani”, Norma Benguell (filme)
- “Desembarque de Cabral”, Oscar Pereira da Silva (pintura)
- “Seleção de Obras Poéticas”, Gregório de Matos (poesia)
2ª Etapa
Nesta etapa, as obras priorizam o tema da memória como instrumento estruturante de produções artísticas brasileiras. O candidato deverá ser capaz de abordar, a partir da leitura literária, as variadas linguagens artísticas, evidenciando perspectiva crítica e plural de nossa formação cultural, bem como será convidado a relacionar pontos de vista distintos sobre a questão:
- “Dom Casmurro”, Machado de Assis (romance)
- “São Bernardo”, Graciliano Ramos (romance)
- “Lira dos vinte anos”, Álvares de Azevedo (poesia)
- “Faltando um pedaço”, Djavan (música)
- “Arrufos”, Belmiro de Almeida (pintura)
3ª etapa
Na terceira etapa, privilegia-se, nas obras indicadas, a representação estética do ‘eu’. Do romance à autoficção, passando pelo autorretrato, pela canção e explorando a produção literária afro-brasileira, o candidato, nesta fase, deverá ser capaz de desempenhar uma leitura sobre as formas como diferentes linguagens artísticas acionam a questão da subjetividade. Serão abordadas ainda novas formas de expressões artísticas que envolvam as evoluções tecnológicas.
- “O Mulo”, Darcy Ribeiro (romance)
- “A teus Pés”, Ana Cristina César (poesia)
- “Tecnopoesia”, Antônio Miranda (site)
- “Cadernos Negros” (contos)
- “Priapo de Ébano”, Amelina Chaves (contos)
- “Diversidade”, Lenine (música)