No último sábado (13), uma participante do programa Big Brother Brasil (BBB), da rede Globo, desmaiou de forma repentina provocada por uma crise nervosa, durante uma conversa com colegas de confinamento. O fato chamou a atenção dos telespectadores e também dos participantes do reality.
Imediatamente, a bailarina e modelo, Alane, de 24 anos, foi atendida pela equipe médica e ficou bem. Segundo cardiologistas, esse tipo de desmaio é causado pela síndrome vasovagal.
O que é a síncope vasovagal
Não é considerada doença e atinge mais mulheres. Na verdade, a síndrome vasovagal é uma condição benigna, multifatorial, que está por trás de mais da metade dos desmaios e que acomete mais mulheres do que homens — todos, em geral, jovens.
Ainda de acordo com especialistas, a síndrome acontece em situações de muita emoção ou estresse. Em momentos assim, o sistema nervoso autônomo reage de maneira abrupta, levando a queda da pressão e uma diminuição temporária do fluxo sanguíneo para o cérebro.
Como condição é detectada
Diagnóstico mistura análise clínica e exames. Em conversa com o paciente, o médico descobre se outros sintomas, como tontura ou náusea, precederam o desmaio. Depois pode ser aplicado um exame chamado ‘tilt’, que mostra os mecanismos por trás do desmaio. É esse teste que vai descartar doenças como epilepsia ou labirintite.
Como é o tratamento da síndrome vasovagal?
Na maioria dos casos, a síndrome vasovagal não requer tratamento. No entanto, existem algumas medidas que as pessoas com essa condição podem tomar para reduzir o risco de desmaios, incluindo:
- Evitar situações que desencadeiam gatilhos (estresse emocional intenso, mudanças bruscas de posição, dores fortes, entre outros)
- Beber bastante líquido
- Praticar exercícios resistivos (pilates)