Incêndio destrói vegetação em Cônego Marinho

Fotos: BM

Continua desde o final da tarde desta quinta-feira, 19, o incêndio florestal em Cônego Marinho. O pelotão do Corpo de Bombeiros de Januária está trabalhando incansavelmente por quase 24 horas – os militares receberam reforço de moradores e de funcionários da prefeitura. Até o momento, o fogo atingiu aproximadamente 1.580 hectares da área rural da região.

Segundo o Corpo de Bombeiros o fogo começou na zona rural de Cônego Marinho, em áreas não protegidas, nos povoados de Candeal, Beira da Cruz e Gaim, às margens da rodovia LMG-603. Ainda não foram identificadas as causas do incêndio, se foi natural ou criminoso.

“Devido aos fortes ventos na região, a baixa umidade relativa do ar e vegetação de cerrado e pastagem bastante densa e desidratada, o incêndio se propagou rapidamente. Após estudo de situação e reunindo funcionários e maquinário da prefeitura de Cônego Marinho, e moradores da região, foi traçada a estratégia de combate e iniciada a confecção de aceiros no perímetro do incêndio e realizados ataques direto e indireto às chamas”, enfatiza tenente Geraldo Gonçalves Xavier, comandante dos Bombeiros em Januária.

Os militares contam com a ajuda de dois caminhões pipa, uma moto niveladora e tratores. Até o momento o incêndio florestal atingiu aproximadamente 1.580 hectares da área rural da região.

Matéria em atualização