O prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, participou na tarde desta quinta-feira, 8, no auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Montes Claros, da solenidade de entrega do Prêmio Mérito Ambiental Professor Ivo das Chagas, para empresas e ambientalistas que se destacaram na promoção de ações voltadas para a conscientização ambiental nos seguintes setores: Ambientalista; Produtor Rural; Educacional; Indústria; Órgão Público; Comercial; Terceiro Setor; e Imprensa. Participaram do evento secretários municipais, promotor de justiça, servidores da Prefeitura, amigos e parentes dos homenageados.
Os homenageados, escolhidos por ambientalistas e por membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental (Codema), foram: Eduardo Gomes (Ambientalista); Dona Nenzinha (Produtora Rural); Escola Municipal Du Narciso (Educação); Natura (Indústria); Flisa (Comércio); Ibama (Órgão Público); Ovive (Terceiro Setor); Manoel de Freitas (Imprensa). Eles receberam troféus em formato de formiga, esculpidos pelo artista plástico Gu Ferreira, com apoio da mão de obra dos reeducandos do programa Para Além das Prisões.
O nome do prêmio é uma homenagem ao professor Ivo das Chagas, que faleceu no dia 16 de março deste ano, sendo um ardoroso e um dos maiores estudiosos sobre o cerrado no Brasil. Para o secretário Paulo Ribeiro, foi graças ao empenho da atual administração que o Meio Ambiente voltou a ter vez em Montes Claros. “A recriação e reestruturação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, com a reforma da sede, aquisição de carros, caminhões, máquinas e computadores, e principalmente com a contratação de especialistas através de concurso público, mostrou a sensibilidade da Administração com as causas ambientais”, explicou Ribeiro.
Entre as conquistas recentes da Prefeitura na área ambiental estão a construção de parques e praças, aquisição e modernização de maquinários, ampliação do Ecocrédito, contratação de artistas para embelezar a cidade, apoio aos detentos e moradores de rua através da parceria com o Ministério Público Estadual, criação do GTA (Grupo Tático Ambiental), entre outras ações. Um dos avanços mais importantes foi a criação do Fundo Único de Meio Ambiente, que tem o objetivo principal de contribuir para a promoção do desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida da população do município, através do apoio a vários projetos de entidades e organizações não governamentais (ONGs).
“Reconheço a importância da construção e revitalização de parques e praças, inclusive com pistas de caminhada, mas, na minha opinião, a proibição de destruir a Serra do Mel foi a melhor ação em favor do Meio Ambiente, pois ela é a protetora do Parque da Lapa Grande, que é o pulmão de Montes Claros”, destacou o prefeito Humberto Souto. “Assim que tomei posse do cargo de prefeito, recebi uma comitiva de executivos, advogados e engenheiros, representantes de grandes grupos empresariais de Belo Horizonte, que tinha adquirido enormes áreas de terras para construírem centenas de casas, com grandes condomínios na Serra do Mel, o que seria um desastre para a nossa cidade. Por isso disse ‘não’ e impedi que aquela área fosse loteada. Enquanto for prefeito, esta Serra do Mel ficará intacta, para continuar dando uma melhor qualidade de vida para todos nós”, finalizou.