Pirapora: 110 anos de muita história, avanço e um futuro ainda mais promissor

Ponte Marechal Hermes, que liga Pirapora a Buritizeiro, inaugurada em 1922.

 

Hoje se celebra o aniversário de uma das cidades com mais histórias do nosso Norte de Minas. Cidade turística, localizada à margem direita do rio São Francisco que possui atrativos especiais e únicos no mundo como o barco a vapor Benjamim Guimarães, a deliciosa culinária e os encantadores artesanatos. Parabéns querida Pirapora! São 110 anos de muita garra e conquistas!

A cidade conhecida pelos lindos cartões postais se tornou nacionalmente conhecida pela belissíma paisagem, carnaval com grandes atrações, incluindo desfiles e trios elétricos, encontro nacional de motociclistas, campeonatos nacionais de pesca, festival de gastronomia e feirinhas de artesanato. Por esta razão, Pirapora recebe cerca de 250 mil visitantes por ano, que vão pelo turismo, negócios e pelo lazer que o local oferece. Motivo de orgulho e honra aos seus mais de 56.845 habitantes, povo Piraporense.

Barco a vapor Benjamim Guimarães (Foto: Prefeitura de Pirapora)

Segundo a Secretaria Municipal de Turismo, os principais atrativos são passeios fluviais e pesca esportiva no Rio São Francisco, ecoturismo em fazendas e cachoeiras, esportes radicais como rafting, canoagem, bicicross e jet sky.

Nesta nova primavera, os Piraporenses têm muito que comemorar, já que viverão um dos momentos mais especiais e simbólicos, para o avanço do seu desenvolvimento estrutural e socioeconômico. Além de toda a programação cultural, já iniciada nos últimos dias, a Prefeitura vai oficializar o anúncio do maior pacote de obras da história da cidade, nesta quarta-feira, dia 01 de junho.

O prefeito de Pirapora, Alex César diz que, a data é muito especial, já que com muita responsabilidade conseguiram recursos necessários para realizar um pacote de obras nunca visto na cidade.

“Pirapora completa 110 anos, e meus parabéns vai também para toda a população que juntos nos ajudam a construir uma Pirapora diferente, cada vez melhor. E esta data é muito importante para nós, ao longo do dia iremos anunciar as tão sonhadas e esperadas obras”, finaliza o prefeito.

Carrancas são esculpidas pelos artesãos
(Foto: Prefeitura de Pirapora)

 

Atrativos turísticos

A Ponte Marechal Hermes, inaugurada em novembro de 1922, é um cartão-postal, com 694 metros de extensão e liga a cidade de Pirapora a Buritizeiro. Com estilo rústico, tem toda a estrutura em aço e laterais com piso em madeira e trilhos na parte central.

O Balneário das Duchas, a Ilha do Peixe e a Praia do Areão ficam localizados no Centro de Pirapora e proporcionam aos turistas um refrescante banho nas águas do Velho Chico. Ao longo das avenidas Beira-Rio, Salmeron e São Francisco há bares e restaurantes.

A Casa dos Carranqueiros apresenta o verdadeiro artesanato de carrancas e santos, além da réplica do vapor Benjamim Guimarães. Há também os trabalhos feitos com palha, materiais recicláveis, crochê, argila, barro, pano e pinturas.

O Complexo Arquitetônico da Estação Ferroviária e a biblioteca pública são pontos turísticos de grande beleza porque tem a arquitetura original preservada. A Praça dos Cariris é a principal da cidade onde são realizadas diversas manifestações culturais.

No Mercado Municipal, o turista encontra frutas, verduras, queijo caseiro, frango e ovos caipiras trazidos pelos produtores rurais. Há também as tradicionais raízes medicinais, temperos diversos e peixes frescos como dourado, surubim, curumatã e pacamã.

História

O distrito de Pirapora foi criado em 3 de abril de 1847. Em 14 de maio de 1853, o local foi anexado ao distrito de Curvelo com o nome de São Gonçalo de Pirapora e, naquela época, tinha uma população de 70 pessoas morando em 15 casas cobertas de capim ou palha de coqueiro Em 30 de agosto de 1911, uma lei estadual criou a cidade de Pirapora e, em 1o de junho de 1912, foi instalado oficialmente o município, data em que é comemorado o aniversário.

 

Desejamos que Pirapora continue sempre evoluindo e encantando a todos com suas raízes, cores e histórias. Feliz aniversário!

Portal Webterra!