Mano revela que Cruzeiro negocia amistosos para período da Copa e detalha planejamento

Marcelo Djian, Mano Menezes, Pedro Moreira e Itair Machado trabalham no planejamento do Cruzeiro

A diretoria do Cruzeiro e o técnico Mano Menezes já têm o planejamento traçado para o longo período sem compromissos em função da Copa do Mundo da Rússia. Em entrevista coletiva, o treinador antecipou que o time disputará mais de um amistoso e que o tempo ‘livre’ será utilizado também para aprimoramento técnico, com treinos táticos específicos na Toca da Raposa II. O recondicionamento físico é outro objetivo, uma vez que os jogadores terão dez dias de folga depois do jogo contra o Paraná, em 13 de junho.

“Certamente teremos amistosos. Mais do que um. Quando voltarmos, seremos a primeira equipe, junto com o Atlético-PR, Vasco e Santos, que também jogarão no mesmo dia o jogo atrasado, vamos ser colocados à prova. No nosso caso, para um jogo eliminatório. Não pode descuidar na preparação. Vamos ter uns dias de folga para os jogadores se recuperarem bem e aí voltamos”, disse.

“Vamos fazer um trabalho de recondicionamento, não só físico como técnico. Trabalhar questões táticas que nesse período é possível novamente, já com bom parâmetro de observação do que foi feito até agora. E a questão de ritmo de jogo, que vamos recuperar com jogos assim. Estamos trabalhando com a direção para definir. Já temos algumas ideias”, revelou Mano Menezes.

Ainda não há um comunicado oficial do Cruzeiro, mas a tendência é que os jogadores tenham folga de 14 a 24 de junho. O jogo de abertura da Copa do Mundo, entre Rússia e Arábia Saudida, também será no dia 14 (quinta-feira), às 12h (de Brasília), no Estádio Olímpico Lujniki, em Moscou. A final está marcada para 15 de julho, no mesmo horário e local. A primeira partida da Raposa após o Mundial é contra o Atlético-PR, na volta das oitavas de final da Copa do Brasil, em 16 de julho, às 20h, no Mineirão.

Inicialmente, havia possibilidade de o Cruzeiro fazer uma intertemporada no exterior. O convite chegou a ser realizado por empresários aos diretores do clube celeste, mas acabou descartado. Se confirmado, o expediente não seria novo na Toca da Raposa II. Em 2013, na Copa das Confederações, e 2014, na Copa do Mundo do Brasil, anos em que o time mineiro acabou campeão brasileiro, a equipe fez excursões aos Estados Unidos para disputa de torneios amistosos.

Antes do Mundial da Rússia, o Cruzeiro tem mais quatro compromissos, todos eles pelo Campeonato Brasileiro: Ceará (próximo domingo, às 19h, no Castelão), Vasco (06/06, quarta-feira, às 21h45, no Mineirão), Chapecoense (09/06, sábado, às 19hh, na Arena Condá) e Paraná (13/06, quarta-feira, às 19h30, no Durival Britto).