Dia do apicultor relembra a ascensão da atividade no Norte de Minas

Nessa terça-feira (22) comemora-se o Dia do apicultor, que como o próprio nome já diz é o responsável pela atividade, que se caracteriza pela criação de abelhas para extração de produtos, como mel, própolis e etc. Tendo em vista o crescimento da prática na nossa região, torna-se relevante falar sobre os números do setor no Norte de Minas.

De acordo com levantamento realizado em março de 2018, pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG), os 22 municípios que atende têm, aproximadamente, 15 mil colméias.

Cada uma delas produz anualmente, cerca de, 24 quilogramas de mel. Dessa produção, 90% vêm da agricultura família, o que corresponde a um total de 326.271 quilogramas de mel.
O Coordenador Regional de Pequenos Animais, Luiz Fernando Mendes, explica o porquê do sucesso da atividade.

“Além de a região possuir um grande número de pessoas com aptidão para a apicultura, também tem condições que a favorecem. Apesar de que, com a falta de chuva a prática obteve uma queda na produção, os prejuízos são bem pequenos quando comparados com os dos demais negócios desenvolvidos na localidade, se mostrando uma prática resilientes já que muitas das árvores que são primordiais para as abelhas, dependem do clima para a florada”, explanou.

Devido a tais características, o número de profissionais (pessoas que têm como única fonte de renda a produção apícola) cresceu. Atualmente, são 589 apicultores, sendo que 541 advêm da agricultura familiar.

“A profissionalização é essencial, pois ao aliar teoria e prática, o criador de abelhas tem condições de dobrar e até mesmo triplicar os seus rendimentos. Também é necessária a assistência técnica que ocorre de acompanhamentos periódicos e de treinamentos, que envolvem cursos, capacitações, dias de campos, dias especiais e visitas aos apiários, primeiro em nível de município e depois em visitas aos que já estão firmes no mercado”, afirmou.

As cidades que se destacam na atividade são: Bocaiúva com 4.270 colméias e uma produção de 102.480 quilos; Guaraciama com 2.500 colméias e produção de 75.000 quilos; Coração de Jesus com 2.000 colmeias e 19.600 quilos; Juramento que possui 1.560 colmeias e produção de 31.200 quilos; Buritizeiro com 1.220 colmeias e 41.846 quilos; Francisco Sá com 850 colmeias e 13.090 quilos e Engenheiro Navarro com 800 colmeias e geração de 10.200 quilos de mel.

Dia Mundial da Abelha

A Organização das Nações Unidas (ONU) institui, a partir de 2018, o dia 20 de maio como o Dia Mundial das Abelhas. Segundo o órgão, a data foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas para lembrar a importância da polinização para o desenvolvimento sustentável, já que a espécie pode visitar cerca de 7 mil flores por dia, atuando, portanto, como agentes fundamentais ao equilíbrio dos ecossistemas, além de utilizadas para a produção de mel e geração de renda.