Infestação de grilos assusta moradores de Montes Claros

Há uma semana a vida de moradores de Montes Claros já não é a mesma, graças a uma infestação de grilos e gafanhotos registrada em diversas regiões da cidade, Augusta Mota, Eldorado, Jardim Palmeiras, Morada do Sol e muitos outros.

“Eu comecei a reparar há três dias, no começo eu achei que era normal porque às vezes aparecia um gafanhoto na área da minha casa. Só que começou a aparecer em grande quantidade, no final de semana eu encontrei oito. Para matar não era difícil, porque eles estavam fracos, quase rastejando, nem ameaçava voar”, relata a jornalista, Márcia Vieira, morada do bairro Augusta Mota.

No Jardim Palmeiras, em apenas uma rua, há cerca de 15 insetos mortos pelo chão.

“Eu nunca vi tanto grilo no meu bairro desde quando me mudei para Montes Claros. No início eu achei que era por causa de um mato que tinha em minha casa, mas, a gente capinou e continuou. Eu nunca tinha visto, então para mim realmente é uma novidade”, conta Alana Freitas, jornalista.

O aumento não é uma impressão de alguns moradores. O dono de uma empresa de dedetização também reparou o aumento do inseto.

“Essa época é sempre de pouco movimento, mas com o aumento de grilos, houve um aumento de 20%. O tratamento é feito com pulverização do veneno e os efeitos duram até três meses. Eu nunca tinha visto essa quantidade que veio dessa vez, mas essa praga sempre aparece”, explica o empresário, Marcos Araújo.

O grilo te incomoda? Causa Irritação? Para o biólogo, Carlos Henrique Pires, o retorno do inseto deveria ser visto de maneira positiva.

“Nós vivemos um época de perda de várias espécies de sapo, perereca e rã. Essa perda foi, provavelmente, causada por causa da má qualidade da água, devido à poluição. Essa volta de grilos agora, talvez seja positiva porque significa uma melhora de qualidade ambiental. Dentro da cidade, essa aparição é positiva”, esclarece o biólogo.

A dica de Carlos Henrique é a mais simples, viu um grilo? Pegue uma vassoura e o empurre para fora de casa. Não mate.