América é derrotado pelo Palmeiras em casa e precisará de vitória em São Paulo para avançar às quartas de final da Copa do Brasil

Nesta edição da Copa do Brasil, com o regulamento modificado, os gols marcados fora de casa não servem como critério de desempate. Dessa forma, uma vitória simples do América em São Paulo leva a partida para os pênaltis. Triunfo mineiro por dois ou mais gols de diferença dão a classificação direta ao time de Enderson Moreira. O duelo de volta está marcado para o dia 23 de maio, às 21h45, no Allianz Parque.

Antes disso, as duas equipes voltam suas atenções para a sequência do Campeonato Brasileiro. No próximo domingo, às 16h, o Palmeiras visita o Corinthians, no estádio do rival, pela quinta rodada. Na segunda-feira, às 20h, o América enfrenta o Ceará, no Castelão, em Fortaleza.

O jogo – O primeiro tempo de América e Palmeiras teve duas características distintas. No início da partida, até os 10 minutos, os visitantes pressionaram e encurralaram o time americano em seu campo defensivo. Passado o ‘aperto’, o Coelho conseguiu equilibrar as ações.

As cinco mudanças promovidas por Enderson Moreira deram certo e o América não parecia desentrosado, conseguindo ameaçar o Palmeiras. Até o intervalo, o Coelho tinha conseguido mais finalizações que o rival, mas precisava calibrar a pontaria. Foram 11 chutes (dois certos e nove errados) contra cinco (três corretos e dois equivocados) da equipe paulista.

Com o jogo franco, o América conseguia boas chegadas, transitando pela intermediária adversária e alternando jogadas pelos lados e pelo centro. Christian e Serginho conseguiram boas finalizações, mas foi o Palmeiras que abriu o placar depois de chegar com perigo com Dudu e Borja.

Aos 37 minutos da etapa inicial, o centroavante colombiano aproveitou cruzamento da esquerda de Lucas Lima, entre a marcação de Rafael Lima e a saída de João Ricardo, e completou para as redes. 0 a 1. O América não se intimidou e continuou tentando seu gol.

No segundo tempo, o Coelho continuou tentando dividir as ações ofensivas com o rival. No entanto, com a equipe adiantada em campo, surgiram os espaços na defesa. Em rápido contra-ataque dos visitantes, aos 10 minutos, Keno recebeu de Bruno Henrique, tabelou com Borja e saiu livre na área para tirar de João Ricardo e ampliar o placar para a equipe paulista. 0 a 2

Os donos da casa não desanimaram com a desvantagem no placar e seguiram em busca do gol. Aos 26 minutos, Marquinho fez linda jogada pela direita, passou pela marcação e cruzou rasteiro para Christian, que bateu para fora. Na sequência, Aylon roubou a bola de Antônio Carlos na saída palmeirense e tocou para Serginho. O camisa 10 americano não desperdiçou. 1 a 2.

Nos minutos finais, o placar por pouco não mudou novamente. Keno deu chute cruzado da direita e a bola saiu por pouco. Em seguida, o América chegou com Serginho que finalizou e a redonda desviou na zaga antes de sair. No escanteio, Aylon completou de cabeça e Jailson defendeu. Até o último minuto, o Coelho tentou, mas não conseguiu o empate.

AMÉRICA 1 x 2 PALMEIRAS

América
João Ricardo; Norberto (Marquinhos), Messias, Rafael Lima e Giovanni; Leandro Donizete e Christian; Aderlan, Serginho e Luan (Ruy); Rafael Moura (Aylon)
Técnico: Enderson Moreira

Palmeiras
Jailson; Marcos Rocha, Antônio Carlos, Edu Dracena e Diogo Barbosa; Felipe Melo (Thiago Santos), Bruno Henrique; Dudu, Lucas Lima (Guerra) e Keno (Willian); Borja
Técnico: Roger Machado

Gols: Borja, aos 37′ do 1ºT, e Keno, aos 11′ do 2ºT (Palmeiras); Serginho, aos 27′ do 2ºT (América)
Cartões amarelos: Rafael Lima e Leandro Donizete (América)

Público: 12.241
Renda: R$ 132.987,00

Motivo: jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil
Estádio: Independência, Belo Horizonte (MG)
Data: quarta-feira, 9 de maio de 2018
Horário: 19h30
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (SC)
Assistentes: Kléber Lúcio Gil e Neuza Inês Back (SC)