Exportação de mel Norte–Mineiro impulsiona negócio e proporciona visibilidade mundial para a região

A apicultura é uma atividade que cresce cada vez mais no Norte de Minas e o crescimento tende a aumentar, já que o produto será exposto na maior feira alimentícia da Ásia, a Sial China, que ocorre durante o mês de maio, de acordo com o nosso calendário.

O mel beneficia, atualmente, dois mil produtores na nossa região, através do reforço orçamentário, além da criação de novas perspectivas. A Cooperativa de Apicultores e Agricultores Familiares do Norte de Minas (Coopemapi) é a responsável pela exportação do produto.

O anúncio, que ocorreu mediante uma visita do deputado estadual, Tadeu Martins Leite, esclareceu que um representante da cooperativa integrará a equipe da Segunda Missão de Empresários Mineiros à China, que também vai ocorrer no mês da feira.

Além da exportação, outras notícias compuseram a pauta da reunião entre o deputado e os apicultores. Segundo Tadeuzinho, no início de junho, o Governo de Minas assina o reconhecimento do Arranjo Produtivo Local (APL) do mel do Norte do Estado e na mesma data, em reunião em Montes Claros, apresenta a proposta de criação do Pró-Mel, que se refere a uma série de medidas de incentivos à produção, semelhante ao Programa Pró-Pequí. O político apontou, ainda, aspectos relacionados à rentabilidade do item alimentício.

“Estas ações em conjunto vão provocar uma grande evolução na produção de mel e própolis no Norte de Minas, que já vem apresentando excelentes resultados pela alta qualidade e variedade do produto regional e por ter se tornado uma grande alternativa para as famílias de agricultores nos períodos de seca, sem falar que é uma atividade aliada na preservação ambiental”, comemorou.

De acordo com o presidente da Coopemapi, que possui cerca de 250 associados e mais de 800 mil colmeias, Luciano Fernandes, a cada dia a produção de mel e própolis ganha mais espaço na economia regional, e a abertura de novos mercados, associada aos incentivos resultantes do reconhecimento do APL e da aprovação do Pró-Mel trarão novas perspectivas para a atividade.

Associação do Grupo Orgânico de Apicultores de Minas Gerais (Apiorg-MG), localizada no município de Guaraciama, também vêm mostrando domínio de mercado internacional, através do Fair Trade (sistema de comércio justo, em português). Atualmente, a instituição exporta cerca de 70 toneladas de mel e tem como principais clientes países como a Nova Zelândia, a Itália, a Alemanha e os Estados Unidos. A renda da associação beira os R$ 1 milhão de reais.