Segunda edição da Mostra do Sertão homenageia mulher sertaneja

Começa na próxima segunda-feira (23), a Segunda edição da Mostra do Sertão, que homenageia a mulher sertaneja.

A programação é gratuita e aberta ao público.

O evento é realizado, no campus do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG. Neste ano, o tema escolhido pretende dar enfoque para as autoras que fazem parte do acervo da biblioteca e levantar debates acerca do trabalho exercido por estas mulheres no Brasil.

“A escolha do tema foi para homenagear as mulheres do sertão norte mineiro e de todo Brasil”, informou Edélzia Sousa, bibliotecária do ICA e coordenadora do evento.

A programação inicia com uma exposição de obras das escritoras Rachel de Queiroz e Amelina Chaves. “São autoras fortes, a Rachel foi a primeira mulher admitida na Academia Brasileira de Letras. Ela é  uma representação da mulher nordestina que conquistou espaços, mulher muito forte e representativa da literatura brasileira”, explicou Edélzia. Já Amelina Chaves, hoje com 87 anos, é do Norte de Minas e vive em Montes Claros. A escritora tem mais de 20 livros publicados, entre romances e obras para o público infantil. A exposição “Mulheres do Sertão” ocorre de 7h às 22h, no prédio da Biblioteca Universitária.

Na quinta-feira, dia (26), é realizada a abertura oficial do evento a partir das 9h10. Em seguida, o “Cine Mulher Sertaneja” apresenta os documentários “Libertar, relatos de Guaribanas do Bolsa Família” e “Severinas”. Os documentários trazem relatos sobre as mudanças trazidas por benefícios sociais do governo para a rotina de famílias administradas por mulheres. Após a mostra de documentários, haverá um debate mediado pela professora do ICA e socióloga Flávia Galizoni.

O grande destaque do evento é a apresentação do Grupo Folclórico Banzé, que completa 50 anos em 2018. A apresentação de dança folclórica será aberta ao público e acontece na sexta-feira, dia 27 de abril, das 8h às 8h40, no Ginásio Poliesportivo do ICA. No mesmo dia, após a apresentação do grupo, será realizada a oficina “Mulher Sertaneja”, ministrada pela professora da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes),  Luciene Rodrigues. De acordo com a professora, “a oficina tem por objetivo discutir algumas imagens das mulheres sertanejas, sua (in)visibilidade nas obras literárias e como esta imagem vai modificando ao longo dos tempos: da sertaneja mítica para a mulher forte e lutadora diante da seca e das injustiças sociais”.

Juventude norte mineira

O evento contará com a participação de jovens da rede pública de ensino de Montes Claros. De acordo com Edélzia, esta é uma iniciativa do campus regional da UFMG no município para agregar os alunos do ensino médio e demonstrar que a universidade está de portas abertas para recebê-los. “Nós sempre priorizamos escolas do entorno do campus. Nesta edição, teremos a participação de 220 alunos das Escolas Estaduais Helena Prates e Dilma Quadros no dia 26 e 27. Procuramos integrar os alunos que farão o Enem neste ano, para que conheçam o campus e as oportunidades daqui”, comentou.

Acervo do Sertão

O Acervo do Sertão faz parte da coleção da Biblioteca Universitária do ICA e é aberto ao público. Ele é composto por mais de mil títulos em 1.400 exemplares, entre filmes, objetos, discos de vinil, DVDs, todos relacionados ao sertão, em diversificadas áreas de conhecimento como botânica, literatura, zoologia, saúde, história, sociologia, artes e cultura popular.
O acervo foi inaugurado em 2010 no centro de Montes Claros e transferido para o campus regional da UFMG no município em 2012. “Qualquer pessoa que tenha interesse em conhecer pode vir visitar. Sejam pesquisadores, jornalistas, estudiosos ou entusiastas”, comentou Edélzia. De acordo com a bibliotecária, a visita é monitorada e pode ser agendada pelo e-mail bibliotecadoica@gmail.com.

Programação

O evento é realizado no campus do ICA, localizado na Avenida Universitária, n°1.000, Bairro Universitário, em Montes Claros. Veja, abaixo, a programação completa do evento.

23 a 26/04
7h às 22h – Exposição Mulheres do Sertão
Local: Biblioteca Universitária do Instituto de Ciências Agrárias

26/04
9h30 – Cine Mulher Sertaneja
Exibição dos documentários –  “Libertar: Relatos de Guaribanas do Bolsa Família” e “Severinas”
Debate sobre os filmes, mediado pela professora Flávia Galizoni
Local: Auditório do Bloco C

27/04
8h – Apresentação do Grupo Folclórico Banzé
9h – Oficina Mulher Sertaneja, ministrado pela rofessora Luciene Rodrigues
Local: Ginásio Poliesportivo do ICA