Festival de Capoeira é realizado em Montes Claros e reúne adeptos ao esporte

O 4º Festival Norte Mineiro Montesclariô Capoeira será realizado nos dias 26 a 29 de abril, com o objetivo de promover e valorizar a arte da capoeira. Desenvolvido pela Associação Recreativa Cultural Aberrê Capoeira e da Liga Norte Mineira de Capoeira e a ação visa oferecer momentos de convívio, aprendizado, intercâmbio e lazer aos participantes e convidados, com a presença de professores e mestres para acrescentar conceitos culturais e técnicos ao evento.

O evento terá a participação de mais de 20 mestres e estarão presentes no festival grupos, da Bahia, Espírito Santo, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, além das cidades do Norte de Minas, como Montes Claros.

Na programação, aulas, oficinas, palestras, batizado, oficinas instrumentais, apresentação de danças folclóricas da cultura brasileira e uma grande festa de confraternização. Também será destaque o encerramento da campanha sócio-ambiental, Projeto Elo da Corrente, união dos grupos de capoeira na arrecadação de lacres de alumínio convertidos na doação de cadeiras de rodas para utilização por entidades assistenciais.

“Nossa intenção é promover a cidade de Montes Claros como um dos principais polos de divulgação e ensino da capoeira, valorizando o potencial cultural e turístico da cidade. Nada melhor que um evento como esse para propagar a nossa cultura. Trabalhamos com crianças, jovens e adultos para estimular a prática qualificada e de alto nível técnico da capoeira, resgatando suas origens e rituais, valorizando-a como forma de arte, expressão popular e atividade física e cultural genuinamente brasileira”, destaca Wagner de Assis Fonseca Ruas, o Mestre Aberrê, organizador do evento.