Dia nacional do livro é comemorado

18 de abril, Dia Nacional do Livro. Criada em 2002 a data não foi escolhida por acaso: trata-se do dia do nascimento do mais famoso escritor da literatura infantil no Brasil, Monteiro Lobato.

Segunda a Biblioteca Universitária Professor Antônio Jorge, da Unimontes, são registradas aproximadamente 1.200 empréstimos por dia. O leitor fica em média 21 dias com o livro. As editorias mais procuradas são as de humanas e saúde.

Para muitos, uma data mais que especial, é caso da estudante, Ingrid Sá de 21 anos, a paixão pela leitura começou cedo.

“Ouve-se muito dizer que o hábito da leitura leva a uma boa escrita, porém eu comecei a escrever poemas, contos, e o jogo das palavras era apaixonante pra mim. Foi daí então que comecei a buscar livros de contos, que fogem dos contos fantásticos e livros sobre poemas. A minha paixão é justamente o ato de não somente poder ler o que alguém fez, mas também produzir por meio dos meus próprios sentimentos e experiências”.

Foto: Ingrid Sá/Arquivo pessoal

Ela conta ainda que têm mais de um autor preferido.

“Dentre tantos autores, eu não consigo me limitar em escolher apenas um. Admiro muito o trabalho de Drummond, e ainda me vejo muito imersa nos poemas de Cecília Meireles, mas amo sentir os mesmos sentimentos de Clarice Lispector, acho que todos deveriam ler a obras deles um dia.

Roseli Damásio, diretora da biblioteca da Unimontes e graduada em biblioteconomia, descreve que o montes-clarensse passou a ler mais.

“Com o aumento das feiras de livros, além da quantidade de bibliotecas na cidade, novos leitores aparecem cada vez mais, a idas a livrarias aumentaram bastante”, afirma a diretora.