Cruzeiro apresenta futebol ‘pobre’ e perde para o Grêmio na estreia da Série A

O Campeonato Brasileiro começou com derrota para o Cruzeiro, que viu o Grêmio dominar a bola e triunfar por 1 a 0, na tarde deste sábado, no Mineirão. A Raposa jogou bem abaixo do que pode e frustrou a torcida. O único gol do jogo foi marcado por André ‘Balada’, que fez a sua estreia no Tricolor. O time de Mano Menezes deixou o campo vaiado.

O Cruzeiro agora volta o foco para a Copa Libertadores. A Raposa entra em campo nesta quinta-feira, dia 19, às 21h30, em Santiago, no Chile. O rival será a Universidad de Chile. Último do Grupo 5, com 1 ponto, o clube celeste precisa da vitória para não complicar ainda mais sua situação.
Cruzeiro vê o Grêmio com a bola

Na etapa inicial, o time gaúcho conseguiu controlar o jogo, dominando a pelota. O Grêmio chegou a ter quase 70% de posse de bola. Mas faltou objetividade ao Tricolor, que não conseguiu infiltrar na defesa celeste. Destaque para o zagueiro Dedé, bem na jogada aérea e certeiro nos desarmes pelo chão.

O Cruzeiro não foi nem de longe o time ligado da finalíssima do Mineiro. Em muitos momentos, os jogadores pareciam desligados e sem inspiração. Thiago Neves, Robinho e Arrascaeta erraram muito. Já o atacante Sobis correu, se doou, mas também nada produziu. O goleiro gremista Marcelo Grohe pouco trabalhou nos primeiros 45 minutos.

As melhores jogadas do Cruzeiro saíram da bola parada. Aos 21 minutos, Thiago Neves cobrou escanteio e Henrique desviou na rede pelo lado de fora. O Grêmio teve apenas duas finalizações, nenhuma com grande perigo.

André ‘Balada’ dá vitória ao Grêmio

Diante da falta de agressividade ofensiva do Cruzeiro, o técnico Mano Menezes promoveu a entrada de Sassá no segundo tempo na vaga de Rafael Sobis. A mudança não surtiu o efeito esperado. O Grêmio seguiu tocando bola e fazendo seu jogo. E o gol dos tricolores não demorou a sair.

Aos 9 minutos, Ramiro foi lançado no flanco direito de ataque, driblou Egídio com facilidade e cruzou. Cicero desviou de cabeça na primeira trave, e a bola sobrou para André empurrar para as redes: 0 a 1.

O Cruzeiro teve a chance de empatar logo no lance seguinte. Thiago Neves recebeu a bola em boas condições dentro da área e chutou em cima de Grohe. O Cruzeiro partiu para cima e deixou mais espaço para o time do Sul, que quase ampliou com Everton aos 15 minutos. Fábio fez grande defesa.

O jogo poderia ter mudado de figura aos 27 minutos. Arrascaeta foi lançado e sairia com boas condições de empatar, mas  Kannemann deu um carrinho fortíssimo no cruzeirense. O zaguieiro argentino foi expulso. Mesmo com um atleta a mais, a Raposa só conseguiu pressionar o rival nos minutos finais do jogo.

Cruzeiro 0 x 1 Grêmio

Cruzeiro

Fábio; Edílson, Dedé, Leo e Egídio; Henrique, Ariel Cabral (Mancuello), Robinho (Rafael Marques), Thiago Neves e De Arrascaeta; Rafael Sobis (Sassá)
Técnico: Mano Menezes

Grêmio

Marcelo Grohe; Leo Moura, Paulo Miranda, Kannemann e Bruno Cortez; Maicon (Jaílson), Arthur, Ramiro, Cícero e Everton (Michel); André (Bressan)
Técnico: Renato Gaúcho

Gol: André (Grêmio)

Cartão amarelo: Ariel Cabral e Dedé (Cruzeiro). Ramiro e André (Grêmio)
Cartão vermelho:  Kannemann (Grêmio)

Público Pagante: 15.446
Público Presente: 19.285
Renda: R$ 418.305

Motivo: 1ª rodada do Brasileiro’2018
Estádio: Mineirão
Horário: 16h
Árbitro: Rodolpho Toski Marques (PR)
Assistentes: Bruno Boschilia e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)