Larghi atribui pouca frequência de reforços entre os titulares do Galo à falta de adaptação

Passaram-se três meses e exatos 22 jogos oficiais desde o começo da temporada 2018 para o Atlético. E, às vésperas da estreia do time alvinegro no Campeonato Brasileiro, apenas um dos reforços contratados pela diretoria é titular. O motivo? Para o técnico Thiago Larghi, tudo passa pela adaptação.

“Acho que o Ricardo Oliveira é (titular) absoluto. O (Matheus) Galdezani, que está vindo, ainda não estreou. Mas os outros tiveram os momentos deles. Passa por uma adaptação à cidade, ao clube, à forma de jogar. Eu vejo de uma forma natural. O Erik já contribuiu, o Róger Guedes já contribuiu, o Arouca já contribuiu, o Maidana, em diferentes partidas, em diferentes momentos”, avaliou o treinador alvinegro, que comanda o time desde 9 de fevereiro.

O Atlético contratou oito atletas para a temporada atual: o lateral-direito Samuel Xavier, o zagueiro Iago Maidana, os volantes Arouca e Matheus Galdezani, o meia Tomás Andrade, além dos atacantes Róger Guedes, Erik e Ricardo Oliveira. Todos eles – com exceção de Galdezani, que sequer foi apresentado – foram titulares em algum momento do ano.

O time, entretanto, apresentou a maior evolução ao longo de 2018 com apenas Ricardo Oliveira entre os 11 iniciais. O experiente centroavante de 37 anos disputou 19 jogos (todos como titular), marcou nove gols e distribuiu duas assistências.

“É um processo natural. É um grupo que ficou forte aqui, já temos como base. Esses jogadores que chegam, chegam para somar. Às vezes, demoram um tempo para se adaptar. Eu vejo de forma muito natural. Eles estão rendendo dentro do tempo deles”, continuou Larghi.

De saída?

Dos oito contratados, o que vive situação mais incômoda é Róger Guedes. O atacante de 21 anos iniciou a temporada como titular absoluto e conquistou parte da torcida com boas atuações no Campeonato Mineiro. Ele, entretanto, perdeu espaço por conta de queda de desempenho e polêmicas.

Cogita-se, inclusive, a possibilidade de Guedes deixar o Atlético. O jogador está emprestado pelo Palmeiras. Questionado sobre o tema – e também sobre a possibilidade de Danilo ser repassado à Ponte Preta -, Larghi despistou.

“A princípio, eles estão treinando da melhor maneira possível. Enquanto não tiver nada confirmado, vão seguir treinando, como treinaram hoje. São jogadores nossos, têm que ir para o banco e jogar. Que eles treinem da melhor maneira possível para utilizarmos no time”, completou.