Cruzeiro e Grêmio fazem duelo de campeões na abertura do Campeonato Brasileiro

Campeões mineiro e gaúcho, respectivamente, Cruzeiro e Grêmio terão a honra de abrir a edição 2018 do Campeonato Brasileiro hoje, às 16h, no Mineirão. As equipes vêm não só de conquistas este ano, mas também de temporadas vitoriosas em 2017, quando os celestes comemoraram o penta da Copa do Brasil e os tricolores o tri da Copa Libertadores. Assim, haverá festa no Gigante da Pampulha antes do apito inicial, inclusive com os cruzeirenses recebendo faixas de campeão estadual.

Porém, quando a bola rolar a promessa é de muita disputa. Afinal, nos pontos corridos todo jogo é decisão e quem quer brigar pelo título tem de ganhar pontos tanto dentro quanto fora de casa.

Por isso, como a intenção da Raposa é estar entre os primeiros colocados desde o começo para buscar o título quando a competição entrar na reta final, não há outro resultado possível que não a vitória, pois jogará em casa.

“Se queremos levantar mais uma taça, já temos de começar ganhando”, pondera o armador De Arrascaeta, que abriu o placar para a vitória por 2 a 0 sobre o Atlético, domingo, que garantiu o título ao Cruzeiro.

Ele sabe que todos os jogos no Brasileiro são importantes. E mais ainda quando o adversário também é apontado como favorito ao título, como é o caso do tricolor gaúcho. “Sabemos que o Grêmio tem grupo qualificado e temos de entrar muito ligados para sair com os três pontos”, diz o uruguaio.

Casamento

Ontem, a equipe celeste foi ao Mineirão para realizar o último treino antes da estreia no Brasileiro e também para fazer a foto oficial como campeão mineiro. O clube aproveitou para permitir o acesso de sócios-torcedores, que usaram ponto do programa de fidelidade para acompanhar as atividades e incentivar o time, o que deve se repetir hoje, com o estádio cheio mais uma vez, como tem sido comum na temporada.

O casamento entre time e torcida tem se mostrado quase perfeito: até o momento, foram nove vitórias e um empate na temporada. A expectativa é que renda novos frutos no Brasileiro. “Nos últimos jogos temos mostrado que somos fortes como locais. Agora, começando o Brasileiro, temos de continuar mostrando nossa força”, declara De Arrascaeta.

O técnico Mano Menezes aprovou a atividade no Mineirão, pois considera “especial” sentir “o ambiente de jogo”. Porém, alerta todos os cruzeirenses para a necessidade de se empenhar a cada jogo para conquistar os resultados e, consequentemente, o título.

“Queremos estar desde o começo na turma da frente (do Brasileiro). Mas todos os participantes têm o mesmo objetivo, não adianta ficar só na teoria. O campeonato exige muito, só tem pedreira, não dá para deixar para depois, não tem mata-mata mais na frente. Tem de começar a somar agora”, alerta o treinador.

Ele destaca que o título do Mineiro foi importante, mas já ficou no passado e novos desafios se apresentam. “Futebol brasileiro é muito rápido, não adianta sentar em cima de algumas questões. Se achar que está bom não funciona. O próprio Cruzeiro viveu isso depois do bicampeonato, teve dois anos difíceis logo na sequência.”

O treinador confirmou que mandará a campo o mesmo time que começou jogando a partida de volta da final do Campeonato Mineiro.
No banco, o desfalque é o armador Rafinha, suspenso por ter sido expulso contra o Botafogo, pela última rodada do Brasileiro de 2017.

Luan desfalca o tricolor

Se o Cruzeiro quer o título brasileiro sem deixar de priorizar a Copa Libertadores, o Grêmio também. Ainda que a competição continental esteja em primeiro plano na Arena, o desejo de acabar com jejum no principal torneio nacional faz todos no clube sonharem alto, incluindo até mesmo o título da Copa do Brasil.

“Muita gente já começa a comentar que o Grêmio vai deixar o Campeonato Brasileiro de lado. Mas a verdade é que há três grandes competições pela frente e vamos encará-las da mesma forma. Lá na frente, vai depender muito do que vai acontecer. A gente sabe que ganhar as três é praticamente impossível. Mas tentaremos vencer pelo menos uma”, afirma o técnico Renato Gaúcho, que levou o time à conquista do título continental no ano passado.

Para o jogo de hoje, porém, ele não terá um de seus principais comandados. O atacante Luan se queixou de dores musculares e está fora da partida. Até porque, na terça-feira o Grêmio enfrentará o Cerro Porteño-PAR, em Assunção, pela terceira rodada do Grupo 1 da Libertadores.
O substituto deverá ser Cícero. O ex-cruzeirense Thonny Anderson, que vem entrando bem no decorrer das partidas, é outra opção de Renato. O volante Jaílson também poderia ser escalado, mas neste caso o time ficaria mais defensivo.

Cruzeiro x Grêmio

Cruzeiro

Fábio; Edílson, Dedé, Leo e Egídio; Henrique, Ariel Cabral, Robinho, Thiago Neves e De Arrascaeta; Rafael Sobis
Técnico: Mano Menezes

Grêmio
Marcelo Grohe; Leo Moura, Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Maicon, Arthur, Ramiro, Cícero (Thonny Anderson ou Jaílson) e Everton; Jael
Técnico: Renato Gaúcho

Motivo: 1ª rodada do Brasileiro’2018
Estádio: Mineirão
Horário: 16h
Árbitro: Rodolpho Toski Marques (PR)
Assistentes: Bruno Boschilia e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)
TV: Pay-per-view