Hoje é Dia do beijo

A data mais importante que você respeita é comemorada em todos os países no dia 13 de abril. O dia do beijo, símbolo de carinho e afeto, não tem um inventor, nem histórico de quando a data foi criada, mas o que se sabe é que todos os amantes do beijo festejam a data.

Segundo uma lenda italiana, esse gesto surgiu a partir de um rapaz que tinha fama de ter beijado todas as mulheres da Vila em que morava e um Padre realizou um leilão, com prêmio em moedas de ouro para a moça que nunca o tivesse beijado. Até hoje ninguém nunca foi buscar a premiação.

Que beijar é bom, isso todo mundo já sabe, principalmente, porque além de prazeroso também é possível em um único beijo gastar de três a cinco calorias, dependendo da intensidade. Além de gastar energia, os beijos fortalecem os músculos da boca e bochecha, pois 30 músculos diferentes são exercitados ao mesmo tempo.

A professora Isabela Gusmão, conta que seu casamento é fruto do primeiro beijo.

“Há mais ou menos 12 anos eu dei o meu primeiro beijo, aquela coisa de adolescente mesmo, fiquei tremendo feio vara verde com diz o ditado, e ele demorou cerca de 20 minutos, lembro como se fosse hoje, porque na época como nós éramos muito novos não tinha muito assunto. Depois de idas e vindas, me casei e tive uma filha com rapaz que dei o meu primeiro beijo” diz a professora.

Segundo pesquisas, para as mulheres, esse gesto de carinho pode ter um significado diferente do que para o homem, pois elas têm a capacidade de avaliar o parceiro durante o beijo, e através disso, algumas conseguem identificar se o relacionamento será passageiro ou não.

Já para os homens, o beijo é mais sexual, e são utilizados para o preparo mais íntimo, mesmo que o beijo não signifique sexo. Ele cria vínculos de emoção, e com isso a pessoa que recebe o carinho sempre se lembrará de quem fez o gesto, pois o beijo libera substâncias relaxantes e calmantes e ajuda o corpo a melhorar o nível de estresse.

Sendo gesto de carinho entre amigos ou entre companheiros, o beijo é sempre utilizado entre as pessoas, seja para um cumprimento ou despedida. Nos lábios, na testa, na mão ou nas bochechas, beijar é bom em qualquer circunstância, porém alguns cuidados são importantes para que doenças causadas por um gesto tão simples não aconteçam.

Entenda os perigos

De acordo com a Infectologista Cláudia Biscotto, o beijo pode transmitir inúmeras doenças virais, bacterianas, fúngicas que são passadas através da saliva ou gotículas de saliva como exemplo a doença do beijo (mononucleose infecciosa), herpes, micoses entre outras. Pois isso é necessário cuidado sobre as pessoas que se relaciona, já que muitas delas distribuem beijos em festas principalmente em micaretas.

A médica explica que quanto maior o número de pessoas que a pessoa beijar, maior o risco de contágio.

Os sintomas da doença do beijo são: fadiga, mal-estar, dor no corpo e febre, que pode ser baixa ou chegar a 40ºC, dor de garganta e gânglios na região do pescoço, que duram entre 15 dias e um mês. Algumas pessoas vão variar, mas assim que começarem a surgir os sintomas deve procurar o hospital. O tratamento consiste em medicamentos e repouso e ingerir bastante líquido.

O cuidado maior deve ser com as crianças.

“Não se deve beijar recém-nascidos ou crianças na boca em hipótese alguma. A mãozinha dos bebês também não deve ser beijada porque ele coloca na boca o tempo todo. O beijo no rosto não leva a risco,” afirma a Infectologista.