Sala Mineira do Empreendedor enriquece comércio em Montes Claros

Inaugurada em setembro de 2017, a Sala Mineira do Empreendedor é fruto de uma parceria entre o Sebrae Minas, Junta Comercial de Minas Geais (Jucemg) e Prefeitura Municipal de Montes Claros. Só nos primeiros três meses do ano foram registrados quase 2.500 atendimentos o empreendedor, independentemente de porte ou segmento, recebe serviços, orientações e capacitações gratuitas com o objetivo de melhorar e simplificar o ambiente de negócios e ainda facilitar o acesso aos serviços necessários para a abertura de empresa.
Nos três primeiros meses de 2018 ano foram registrados 2.442 atendimentos. Os principais serviços foram para formalização e regularização de empresas, parcelamento de débitos e declaração anual. Segundo a Sala Mineira até o final de março, Montes Claros contava com 16.452 MEIs, (Microempreendedores Individuais), e 15.443 empresas ativas distribuídas como ME, (Microempresa), Empresa de Pequeno Porte, (EPP), e outros.
“Com a implantação da Sala Mineira do Empreendedor, houve uma diversificação no atendimento, e desde então atendemos outros empreendedores e não apenas o MEI. Conseguimos atender sem burocracia, o que agiliza as ações e contribui para o desenvolvimento da economia local”, afirma a coordenadora da Sala, Aline Soares Ferreira.
O serviço prestado na Sala Mineira é salientado por quem procura atendimento. Depois de trabalhar informalmente por alguns anos servindo marmitas, Roseli Rodrigues do Santos decidiu se formalizar como MEI, e buscou apoio na Sala. “Sinceramente fiquei surpresa com o atendimento. Consegui resolver todas as pendências com rapidez, eficiência e sem burocracia. As pessoas são bem preparadas e o espaço é bem confortável”, conclui a microempreendedora.
Parceria
Para fomentar as ações e o atendimento, foi firmada uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e o departamento do curso de Ciências Econômicas da Unimontes, que por meio da Empresa Junior Economontes, disponibilizou um acadêmico para orientar e tirar dúvidas dos empreendedores que procuram a Sala. São oferecidas orientações gratuitas na área de gestão, finanças e pesquisa de mercado.
Expansão
Atualmente existem Salas Mineiras do Empreendedor em cerca de 50 cidades de Norte a Sul do estado e, até o final do ano, a expectativa é que outras 50 sejam inauguradas. No Norte de Minas, além de Montes Claros, funcionam salas em Coração de Jesus, Espinosa, Itacarambi, Jaíba, Japonvar, Mato Verde, Mirabela, Pai Pedro, Pedras de Maria da Cruz, São Francisco, Serranópolis, Varzelândia e Verdelândia.