Empresas investem em clube de permuta de Montes Claros

A plataforma de troca de negócios, com um diferencial, tem atraído empresas e empresários em Montes Claros. Há três anos foi criado o Clube de Permuta onde as empresas associadas realizam trocas, mas não precisam ser entre si, é o antigo escambo associado à tecnologia.

“O conceito do clube de permutas é ser uma plataforma de relacionamento que gera negócios. O clube é a maneira que existe do empresário comprar de outra empresa, sem que ela tenha que comprar dele. No clube o associado compra de quem quer e vende para quem deseja o serviço que ele oferece”, esclarece Fabiano Carreira, diretor do clube montes-clarense.

Montes Claros já tem 116 associadas de todos os segmentos, advocacia, restaurantes, sites, faculdades e outros. Dentro da plataforma, a moeda de troca se chama permutz R$ 1.

“Cada empresa do clube é analisada e recebe um crédito tanto de venda como de compra e elas usam dentro do limite. O crédito é concedido com base em uma análise financeira da empresa”, conta.

Para entrar no clube, é necessário ser convidado ou por algum associado ou o diretor do clube. Após ingressar, a análise de crédito é feita.

“O clube teve um crescimento bem significativo, hoje temos 116 empresas e eu percebo uma maturidade na cabeça dos associados, eles não usufruem para benefício próprio, hoje, muitos pagam fornecedores com a moeda do clube ou incentivam funcionários, eles veem um capital de giro maior do que quando entraram”, analisa.

Ainda de acordo com Fabiano, a franquia de Montes Claros foi a única a fazer uma permuta de aeronave.

O advogado e empresário, Hercules Costa da Silva, faz parte do clube há três anos e a analise é que ser associado é um grande benefício, principalmente porque as permutas não precisam da moeda real.

“Eu entrei no clube porque enquanto advogado, empresário e cidadão preciso estar atento às mudanças, é uma tendência de mudança baseado na evolução da tecnologia. Eu estou muito satisfeito porque eu participo como advogado e como empresário em duas empresas que sou sócio. O clube me proporciona comprar com crédito sem ter o recurso financeiro, o dinheiro, apenas com o crédito que temos dentro do clube”, conta.

Tendência de mercado

“Hoje a moeda da vez é a troca, então os clubes de permuta são uma evidência de mercado”, afirma Fabiano Carreira.

O Clube

A plataforma Clube de Permuta foi criada em 2012 por dois empreendedores, Paulo César Alkimim e Leonardo Bortoletto. Já existem nove franquias seis em Minas Gerais, nas cidades de Araxá, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Montes Claros, Sete Lagoas e Uberlândia. E as demais estão em Brasília, Distrito Federal, Vitória, Espírito Santo e Piracicaba, São Paulo.