Norte-mineiro conquista Campeonato Brasileiro de Karatê

Jhonnatan Henrique Alves Pereira, de 17 anos, morador de Espinosa, conquistou o primeiro lugar do Campeonato Brasileiro de Karatê, que ocorreu em Belo Horizonte, entre os dias 28 a 30 de março de 2018. O título foi na categoria Junior, para 16 e 17 anos e com peso inferior ou igual a 75 quilos.

O adolescente começou a praticar o esporte aos 14 anos. Ele integra o projeto social É preciso saber viver.

“Sempre quis fazer algum esporte que tivesse ligação com luta. Inicialmente só tinha uma vontade de aprender, não pensava em disputar. Mas com o tempo comecei nas competições e por ter vencido o Campeonato Mineiro, me classifiquei para o Brasileiro, em que também conquistei a vitória”, explica.

Campeonatos regionais como a Copa São Paulo e a Copa BH são alguns dos torneios que o karateca já disputou e venceu. O êxito dessa vez veio por um placar de 10×1 em uma luta, segundo Jhonnatan, contra um adversário do Espírito Santo.

O espinosense reconhece que o triunfo não seria possível sem os professores dele.

“A sensação de ganhar é muito boa, de muita alegria, eu não imaginava essa vitória. Devo muito aos meus mestres, que são meus instrutores Felipe Emanuel e Alcebíades Santana, e o meu pai Gilmar Alves Pereira”, agradeceu.

É preciso saber viver…

O pai do Jhonnatan, Gilmar Alves Pereira criou o Projeto Social É Preciso Saber Viver com o intuito de afastar jovens da criminalidade.

“Eu era presidente da Associação Comunitária do bairro Francisco Dumont, onde os índices de criminalidade eram altíssimos e o envolvimento dos jovens era altíssimo. Então nós da comunidade resolvemos tomar uma iniciativa para mudar essa triste realidade e possibilitar aos moradores novas perspectivas e oportunidades e o esporte, como já é comprovado, é uma ferramenta de inclusão social”, esclareceu.

O projeto também conta com outras atividades, além do karatê, dentre elas estão o futebol, a dança e a capoeira, e, atualmente já conta com cerca de 150 participantes.